Com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, 27ª Festa da Linguiça de Maracaju é aberta oficialmente
Cerimônia oficial e Show de Munhoz e Mariano, marcaram o primeiro dia do tradicional evento gastronômico da cidade
Na noite de ontem, sexta-feira, 28-04, ocorreu a abertura oficial da 27ª Festa da Linguiça de Maracaju, organizada pelo Rotary Clube de Maracaju, e que conta com o apoio da Prefeitura de Maracaju e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Durante a abertura, Marcos Calderan, prefeito de Maracaju, enalteceu a história do evento, classificando como fundamental para a cidade, já que por meio da filantropia do trabalho do Rotary e Casa da Amizade, entidades sem fins lucrativos como o Hospital Soriano Corrêa da Silva, o setor de Segurança Pública, Lar do Idoso e APAE, entre outras são beneficiadas com o resultado da festa.
“Para nós é uma alegria enorme sermos parceiros deste evento. Aportamos recursos públicos que se transformam em filantropia, já que os resultados desta festa refletem diretamente em melhorias para a nossa sociedade, seja por melhorias no Hospital, que foi um dos maiores beneficiados, e em mesmo outras entidades. A história deste evento marca a história de nossa cidade, bem como, torna nosso município conhecido nacionalmente, traz turistas e aquece a nossa economia. Parabenizo a todos os envolvidos e desejo muito sucesso nos demais dias do evento” destacou Marcos Calderan.
A abertura oficial também contou com a presença do governador Eduardo Riedel que enalteceu o trabalho dos rotarianos e salientou a importância do apoio do Governo Estadual ao evento.
“Vivemos anos de pandemia, onde os grandes eventos pararam. Agora com o retorno, temos que incentivar, apoiar e ainda mais neste caso porque se trata de uma festa que reverte seus recursos em benfeitorias para a nossa comunidade. Parabenizo o Rotary Clube e desejamos muito sucesso durante esses quatro dias de festa” afirmou Eduardo Riedel.
Além do suporte financeiro, via repasse de recurso, a Prefeitura de Maracaju preparou a cidade para o evento com a limpeza de ruas, roçada de canteiros, sinalização, proporcionando assim mais conforto e segurança para a comunidade e também os visitantes.
SOBRE A FESTA DA LINGUIÇA – Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos passaram e parcerias sendo firmadas, com isso o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do exterior.
A parte gastronômica foi unida a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, o que transformou a festa em um dos principais eventos turísticos de Mato Grosso do Sul.
A linguiça é preparada somente com carnes de primeira e temperada com ingredientes tradicionais misturados a itens curiosos, como o suco de “laranja-azeda”, por exemplo, o que torna único o sabor dessa iguaria.
O preparo é 100% sul-mato-grossense, criado por famílias que vieram do triângulo mineiro no intuito de conservar os cortes nobres, deixando os demais para o preparo do charque.
EDIÇÃO DE 2023 – Neste ano o evento ocorre durante quatro dias, sexta (28) com show de Munhoz e Mariano, sábado (29) com almoço e show de Gian e Giovani (bilheteria), domingo (30) com almoço e show de Yasmin Santos (bilheteria), com o fechamento ocorrendo na segunda-feira (01-05) com almoço.
Além disso, durante todos os dias haverá serviço de porções nas tendas parceiras, artesanato, parque de diversões, entre outros atrativos.
Prestigiaram o evento o prefeito Marcos Calderan, a primeira-dama Meire Calderan, vice-prefeito Mauro Christianini, governador Eduardo Riedel, primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, secretaria adjunto de Educação do Estado, Édio Antônio Resende de Castro, secretário-adjunto da Segov, Frederico Felini, juiz da Comarca Raul Ignatius, delegados da Polícia Civil Dra. Glaucia Valério e Pedro Paiva, deputado estaduais Pedro Pedrossian Neto, Márcio Fernandes e Mara Caseiro, presidente da Assema Fernandes Figueiredo Cristaldo, presidente da Câmara, Robert Ziemann, vereadores Gustavo Duó, Joãozinho Rocha, Rener Barbosa, Vilmar da Era do Gelo e Oseias Enfermeiro, secretários municipais, rotarianos, senhoras da Casa da Amizade, parceiros e a comunidade em geral.