Prefeitura de Maracaju adere ao Janeiro Branco, campanha de cuidado com a Saúde Mental.
Durante todo o mês, ações, palestras e outras iniciativas serão reforçadas em diversas instituições públicas e privadas do município
Tiago S. Rodrigues
A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde adere à campanha “Janeiro Branco”.
O mês de Janeiro é o primeiro mês do ano e costuma carregar consigo alguns simbolismos ainda provenientes das festividades do ano novo. É o mês de um ciclo que se inicia. E o período em que as pessoas estão repensando sobre suas vidas, seus hábitos e muito desejosas por uma nova fase. O branco da campanha simboliza uma folha de papel que está em branco, ou uma tela de pintura que não recebeu tinta. Ou seja, ainda há muito que escrever de nossa história, ou para se pintar sobre nossos sonhos, desejos e expectativas.
Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha, durante todo o mês, ações já realizadas durante todo o ano, serão reforçadas, objetivando levar a conhecimento de todos de que “ninguém está sozinho” e o quanto é “importante falar” sobre este tema.
Serão programadas ações em instituições públicas de grande circulação de pessoas, especialmente prédios da saúde, além de publicações em redes sociais e debates, todos alusivos ao tema, contando com o apoio da equipe de profissionais do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, médicos psiquiatras e psicólogos.
SOBRE O JANEIRO BRANCO – Em 25 de abril de 2023 foi sancionada a lei N° 14.556 contendo dois artigos muito importantes: “Art. 1° fica instituída a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental e Art. 2° nos meses de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio'”
Portanto, o “Janeiro Branco” se concretiza como sendo uma campanha de prevenção de agravos e promoção de saúde mental. E nada mais oportuno do que falar sobre saúde mental quando se tem um ano fresquinho pela frente. Até porque, saúde mental é sobre tudo. É sobre ter capacidade de fazer as escolhas mais acertadas para a vida, é ter boa capacidade de resolver os problemas, conseguir se cuidar e cuidar do meio onde vive. É sobre conseguir trabalhar e prover seu sustento, sobre se sentir confiante para estudar e praticar esportes. Ou seja, saúde mental é sobre a vida e o viver. E essa campanha nos propõe a olhar exatamente para essas questões e nos convida a fazer as seguintes perguntas: como estou vivendo? Como anda o meu cuidado com a saúde mental? O lema da campanha esse ano é “saúde mental enquanto há tempo”. Tempo de quê?
De se cuidar! Um cuidado que deve se fazer constante e em várias esferas da vida, pois são muitos os fatores que contribuem para a saúde mental das pessoas. Como estar em dia com a prática de exercícios físicos, cuidar do emocional quando algo não vai bem e, se necessário, consultar com especialista da área como psicólogos e psiquiatras. Se atentar quanto a manter uma alimentação saudável e promover encontros e relacionamentos de qualidade com amigos e familiares. Esses e vários outros fatores podem interferir na nossa qualidade de vida.