Escola sul-mato-grossense de gestão pública é lançada em Seminário de Vereadores na fronteira
Da Redação
Durante o Seminário de Vereadores na Fronteira foi lançada a Escola Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública, que irá trabalhar junto à União das Câmaras de Vereadores para garantir o direito à primeira infância às crianças.
A defensora pública de Mato Grosso do Sul, Débora Maria de Souza Paulino, representou o Comitê do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância na abertura do Seminário Estadual dos Vereadores e Servidores Municipais em Ponta Porã.
O evento é voltado para vereadores, prefeitos, secretários, procuradores, controladores e servidores do legislativo e executivo, e debateu temas como a primeira infância, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), compras públicas e a Nova Lei de Licitações.
Em vídeo, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, enviou uma mensagem para os participantes do Seminário. Onde ele destaca a importância do Programa da Primeira Infância e o papel dos parlamentares na aprovação dos Planos Municipais da primeira infância. Segundo Domingos, “São vocês que vão dar andamento a esse trabalho que nós desenvolvemos durante todo esse ano. Vocês vão aprovar esses Planos Municipais para que eles se transformem em leis e garantam os direitos das nossas crianças já no próximo ano, 2025”, pontua.
O TCE-MS através do Comitê da Primeira Infância, orientou todas as etapas para a elaboração dos planos municipais pela primeira infância, sendo a ferramenta que direciona as políticas públicas dos municípios, garantindo que ações voltadas às crianças sejam planejadas e executadas de forma integrada.
A Corte de Contas esteve lado a lados dos municípios na instituição do decreto e nomeação dos membros das comissões que trabalharam nos PMPI’S , na elaboração dos planos e acompanhou também o envio aos poderes executivo e legislativo, cujo prazo terminou em primeiro de novembro.
Durante a abertura do evento a defensora Débora Paulino, foi homenageada pelo seu trabalho a frente do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente dda Defensoria Públia, o NUDECA.