Na volta do Prêmio Cetran, MS comemora a liderança no número de adesão de municípios no Sistema Nacional de Trânsito
Fotos: João Garrigó
Paulo Yafusso
Dos 79 municípios do Estado, 77 já aderiram ao Sistema Nacional de Trânsito, sendo o primeiro do país a chegar próximo de alcançar 100% de participação. Essa posição de destaque foi a tônica da solenidade de entrega do Prêmio Cetran de Educação e Segurança no Trânsito, que não era realizado desde o início da pandemia de Covid-19. O evento foi na tarde desta quarta-feira (21) no auditório do Bioparque Pantanal.
O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) foi um dos homenageados durante a cerimônia. Ao falar aos presentes, ele afirmou que a parceria com os municípios é importante também para a resolutividade das ações da autarquia.
“Temos nos municípios colegas trabalhando pelo trânsito e como isso impacta para o Detran. Impacta muito porque traz as demandas dos municípios mais rápido para o Detran. Temos uma política estabelecida de investirmos pesado na área de trânsito nos municípios, seja em reforma e ampliação do nosso atendimento, e na sinalização, que é um ponto importante para a nossa segurança no trânsito”, pontuou Rudel.
O vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância dessa conquista do MS no cenário nacional. ‘Quero agradecer a confiança dos prefeitos de Mato Grosso do Sul, de enxergar que essa parceria é importante para a população”, disse ele, observando que os investimentos do poder público em trânsito vão além do que se imagina num primeiro momento.
“O trânsito custa muito caro para o país, não pelas ações que ela realiza, mas nas consequências de um trânsito sem ação, sem educação”, comentou o vice-governador, ao se referir às mortes no trânsito, o atendimento no sistema público de saúde e dos afastamentos do trabalho das vítimas de acidentes nas vias.
Já a presidente do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Regina Duarte, lembrou que o Conselho, que é o responsável pelas adesões dos municípios ao Conselho Nacional de Trânsito, só conseguiu esse número de adesões graças às parcerias.
“Somos o primeiro Estado hoje do Brasil a ter 99% dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Graças a parceria do Governo do Estado que sempre nos apoiou. Hoje a Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério dos Transportes, nos reconhece como Cetran mais atuante, mais participativo”, disse ela.
Segundo Regina Duarte, o apoio do Detran-MS tem sido fundamental. “Para chegarmos onde chegamos, devemos a grande parceria com o Detran, com o Rudel (Trindade) à frente do Detran, um grande gestor e um grande conhecedor do atendimento à legislação de trânsito”.
Durante a solenidade o Cetran-MS prestou homenagem às autoridades que em 2021 e 2022 foram aclamadas pelo Colegiado do Cetran como parceiros fundamentais na busca de resultados positivos para a segurança no trânsito de Mato Grosso do Sul.
Receberam a homenagem o vice-governador Barbosinha, o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, Jaime Verruck, secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento,
Ciência, Tecnologia e Inovação, Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Alexandre Gomes da Silva, ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado, e coronel Marcos Paulo Gimenez, ex-comandante-geral da Polícia Militar.
Participaram também do evento, o prefeito de Antonio João e vice-presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do MS), Marcelo Pé, deputado estadual Lídio Lopes, representando a Assembleia Legislativa, o vereador de Campo Grande, coronel Vilassanti, e representando o Judiciário, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Renato Antonio de Liberali.