Prefeito Fábio Florença fala dos 245 anos de Miranda no programa “A Bronca do Eli”
Portal de entrada de Miranda _ Foto: Bonito Ecotur
O município de Miranda completou ontem, 16 de julho, 245 anos de fundação. Para marcar a data tão importante para os mirandenses, a classe dirigente do município realizou uma série de atos comemorativos que se iniciaram nos primeiros dias deste mês.
Na manhã desta segunda-feira, 17, o prefeito Fábio Florença foi entrevistado pelo radialista Eli Sousa, dentro do programa “A Bronca do Eli”, oportunizando ao chefe do Executivo comentar pontos importantes da comemoração que teve o fechamento com chave de ouro com a realização do desfile cívico-militar, um dos maiores do Estado.
“Tivemos um desfile muito animado com a participação maciça da nossa sociedade e com a vinda de representações de outros municípios de nosso Estado, o que só faz melhor e mais grandioso essa manifestação de amor pelo município de Miranda” afirmou o prefeito ao falar sobre o desfile que contou também com a participação de autoridades do Estado, como deputados que estiveram na cidade para comemorar a data com a população.
“Tivemos representantes do Governo do Estado, parlamentares e a visita dos nossos amigos prefeitos Kazuto Horii, o Kazu, da cidade de Bodoquena, Nildo Alves de Albres, de Anastácio, de Bonito, Josmail Rodrigues e, de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro” enumerou Fábio. “Todos vieram participar da festa conosco e prestigiar o nosso grandioso desfile” arrematou.
INAUGURAÇÕES – Os 245 anos de Miranda não poderiam ser comemorados sem ao menos algumas obras realizado ou em andamento pela administração municipal. Como parte da festa, Miranda foi contemplada com obras de infraestrutura e também com emendas parlamentares.
Fábio Florença relatou que várias obras foram entregues no decorrer do mês e há ainda outras em andamento que deverão ser concluídas em breve. A biblioteca, quadras esportivas lá na Aldeia Lagoinha e a reforma da quadra da Escola 15 de outubro são algumas obras executadas pela administração municipal.
Dentro do mês de julho ainda está prevista a execução de asfalto em quatro ruas que antes passarão por obras de drenagem. “Ainda dentro desse mês teremos a drenagem e pavimentação de ruas no Bairro Vila Alice” contou o prefeito.
Na lista de obras em andamento estão a creche municipal e melhorias nas instalações do Corpo de Bombeiros. A reforma do hospital e a construção de uma escola na Aldeia Cachoeirinha também fazem parte do cronograma de obras a serem executadas na segunda quinzena de julho. “São muitas obras a se inaugurar, seguidas de assinaturas de ordens de serviços para outros benefícios à nossa população” frisou o prefeito.
Sobre os investimentos, o prefeito relata que, desde que assumiu a chefia do Poder Executivo já foram investidos mais de R$ 20 milhões em obras e serviços para a sociedade.
SESSÃO SOLENE – Uma sessão solene na Câmara Municipal também fez parte das comemorações dos 245 anos de Miranda. O evento foi realizado para a outorga do título de Cidadãos Honorários a personalidades que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento de Miranda.
Entre os homenageados com a maior honraria outorgada pela Câmara estavam o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jerson Domingos, o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, o CEO do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, e o radialista Eli Sousa, entre outros agraciados com o laurel.
Além de uma justa homenagem a Jerson Domingos que contribui com Miranda há três décadas, primeiro como deputado estadual e presidente da Alems e agora como presidente do TCE, a sessão solene serviu para selar uma parceria entre o município e o TCE para a realização de um trabalho diferenciado em Miranda, inclusive nas aldeias.
Florença disse que foi muito importante a presença do TCE por meio de seu presidente Jerson Domingos. “Temos 11 aldeias e os representantes do TCE farão uma visita com a gente para discutir sobre como melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nossos indígenas e dos remanescentes quilombolas”
Para Fábio, o TCE demonstra preocupação com a educação, com as condições das escolas oferecidas aos povos remanescentes e nesse ponto ele afirma que há um bom trabalho da Prefeitura nas aldeias, havendo no momento apenas duas escolas que precisam de melhorias.
ASFALTO ECOLÓGICO – Durante a entrevista o prefeito Fábio Florença comentou a possibilidade de desenvolver o projeto de implantação de asfalto ecológico nas aldeias de Miranda. “Estamos trabalhando nisso e no nosso entendimento há reais possibilidades de contemplarmos nossas aldeias com o asfalto ecológico” disse.
Ele admitiu que vai lutar junto a todas as autoridades do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e Governo da União para obter obras e serviços para a cidade e para a área rural.
Fábio relata a grande extensão da malha viária municipal de Miranda, destacando que a conquista do asfalto ecológico representaria um avanço muito grande na consolidação das estradas vicinais com ótimas condições de trafegabilidade.
RELAÇÕES COM A CÂMARA – Fábio Florença foi vereador antes de se tornar prefeito do município, por isso procura manter boas relações com o Poder Legislativo. “Tive dois mandatos de vereador e, com certeza, a gente tem um relacionamento muito bom com os vereadores que sempre apoiam as medidas que beneficiam o município e nosso povo” explanou para esclarecer que mesmo quem integra a oposição mantém uma boa relação com o Executivo votando e aprovando as medidas importantes para o desenvolvimento de Miranda.
Agradecendo em seu nome e em nome de Urandir Fernandes de Oliveira a homenagem que receberam na Câmara Municipal, o radialista Eli Sousa citou que o Ecossistema Dakila iniciou o trabalho junto aos povos originários no município de Caarapó e Miranda é o próximo município do Estado a ser visitado pela equipe de Dakila. Fechou a questão perguntando ao prefeito sobre qual trabalho o Ecossistema Dakila poderia fazer em parceria com o município de Miranda para beneficiar os indígenas.
“Nós tivemos a oportunidade de conhecer o senhor Urandir e constatamos que ele é uma pessoa que tem um trabalho fantástico no Estado e em outras aldeias do Brasil” disse. “Não posso deixar de citar aqui sobre o trabalho que vem realizando o Ecossistema Dakila, na pessoa do senhor Urandir, junto à população indígena, não só aqui do Estado, mas de todo o Brasil” reconheceu o prefeito.
Fábio afirmou que o convidou a fazer uma visita para conhecer melhor as aldeias de Miranda e assim definir qual o melhor projeto para Miranda.
RODEIOS – Finalizando, o prefeito lembrou que as comemorações dos 245 anos de Miranda seguem durante todo o mês de julho. “Há ainda uma programação extensa a ser cumprida” disse o prefeito que agradeceu a todo o povo mirandense que prestigiou até aqui as comemorações do aniversário de fundação da cidade. Ele citou, por fim, os rodeios realizados nos dias 13 e 14 que contaram com um grande público, apesar de a temperatura ter caído muito. Para Fábio, esse foi mais um exemplo do sucesso das comemorações dos 245 anos de Miranda.