2 de janeiro de 2025

Valdir do Couto ressalta Copa Assomasul como maior evento de integração de MS

“A copa Assomasul é a maior. É a festa esportiva de futebol amador do Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste e tomou essa proporção pela participação dos nossos prefeitos”. A afirmação é do prefeito de Nioaque, Valdir do Couto de Souza Júnior, o Valdir Júnior, presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Valdir esteve na cidade de Aquidauana neste domingo, 5, participando da etapa da Copa Assomasul, um dos eventos programados pela administração do prefeito Odilon Ribeiro na lista de ações realizadas em comemoração aos 131 anos do município.

Falando ao programa “A Bronca do Eli”, Valdir Júnior disse que Copa Assomasul promove a integração dos servidores públicos municipais.

“Além de promover a integração, a gente também fomenta o comércio local, né? São centenas de pessoas que se deslocam ao município sede da etapa, movimentando os restaurantes, os hotéis da cidade” diz o presidente da Assomasul.

Ele também destaca que o encontro das equipes de vários municípios numa cidade polo, além de fomentar o turismo, proporciona discussão sobre a realidade do momento, como a votação da reforma tributária e, do pacto federativo.

Sobre a Assomasul, Valdir Júnior, que está no segundo mandato como presidente da instituição, diz que ali é a casa dos municípios do Mato Grosso d Sul, onde se reúnem para o bom debate prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais envolvidos no processo administrativo municipal.

O presidente da Assomasul agradeceu a recepção do prefeito Odilon Ribeiro por quem nutre respeito, carinho e admiração. “O Odilon vem fazendo uma gestão de excelência, ele é uma referência em nosso Estado” disse para registrar em seguida o ato solene de entrega de uma ambulância semi UTI, prêmio conquistado pelo município ao vencer a edição estadual da Copa Assomasul de 2021. O prêmio foi dado pelo Estado naquele ano em que Reinaldo Azambuja ainda era o governador do Estado.  

Na edição do ano passado, a equipe de Aquidauana brilhou mais uma vez e conquistou o vice-campeonato sendo contemplado com um prêmio de R$ 60 mil ofertado através do programa Eficiência Energética.

Valdir Júnior enaltece o papel de integração da Copa, citando um gostoso bate-papo que manteve com o prefeito de Jaraguari, Edson da Farmácia, e vereadores que acompanharam a equipe da cidade que foi a Aquidauana disputar a etapa regional do evento.

CONFUSÃO – Sobre comemorações de aniversários de municípios, Valdir lembra que há uma confusão no Estado sobre datas relativas à fundação de alguns municípios e de emancipação político-administrativa de outros. “Aproveito também aqui para parabenizar Aquidauana que no próximo dia 15 de agosto completa 131 anos de emancipação político-administrativa” frisou.

Aí ele lembrou que o seu município, Nioaque, comemora duas datas. Neste ano, comemorou 174 anos de fundação em 8 de abril, que neste ano caiu no Sábado de Aleluia, motivo pelo qual foi feito apenas o Hasteamento da Bandeira para marcar a data. Já no dia 18 de julho foram comemorados 133 anos de emancipação político-administrativa.

O presidente da Assomasul fez questão de registrar a matéria de capa da Revista Impacto que destaca Nioaque como terra de desbravadores, berço da Retirada da Laguna, um dos eventos históricos mais importantes do país, e que agora é alvo de pesquisadores pelo fato de seu território ter um importantíssimo sítio arqueológico que lhe deu o título de sede Vale dos Dinossauros, ou seja habitat de animais pré-históricos.

Ele também dá ênfase à forte miscigenação cultural do município onde existem inúmeras aldeias indígenas e a comunidade habitada por remanescentes dos tempos da escravidão, representada pelo Quilombo São Miguel. A isso se somam os registros históricos da Retirada da Laguna e a forte presença paraguaia que também contribuem para formação cultural local.

Finalizando o prefeito falou das parcerias com os governos estadual e federal e de conquistas relevantes como o destaque obtido por uma escola rural de Nioaque que participou de evento nacional com outras 800 escolas e obteve o primeiro lugar. “Nioaque vive um grande momento e somos orgulhosos por fazer parte desse processo como prefeito do município e presidente da Assomasul” concluiu.  

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta