Após pedido do MPMS, Santa Casa ampliará leitos de cardiopediatria
Atendendo ao pedido da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Campo Grande, por meio da instauração do inquérito civil 06.2024.00000700-6, a Diretoria do Hospital Santa Casa de Campo Grande afirmou em ofício encaminhado no último dia (5/9), que ampliará os leitos de cardiopediatria congênita por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
De acordo com a Santa Casa, o convênio com a Secretaria Estadual de Saúde possibilitará a destinação de recursos para a reestruturação e/ou reforma da UTI setor.
A ampliação foi solicitada pelo MPMS, após vistorias em junho deste ano, para verificar “a taxa de ocupação, lista de espera, infraestrutura, a existência de equipamentos adequados, materiais e insumos para atendimento da população e recursos humanos”.
Na ocasião, constatou-se que a UTI Cardiopediátrica da ABCG estava em situação de superlotação, conforme taxa de ocupação mensal, que esteve acima de 100% nos meses de janeiro, março e abril de 2024, e 92,2% no mês de fevereiro de 2024. Já a lista de espera para a cirurgia eletiva, contava na época, com 80 pacientes de todo Estado.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte: Assecom MPMS
Foto: Banco de imagens