Ferramenta desenvolvida pelo MPMS é destaque em evento nacional sobre gestão estratégica
O aplicativo ‘Hub da Estratégia’, desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul com o objetivo de modernizar os processos internos de gestão, foi destaque no encontro nacional do Ministério Público, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, em Salvador (BA). O evento reuniu membros de diversas unidades da instituição de todo o país para debater temas centrais como governança, compliance e liderança, visando uma atuação colaborativa entre os ramos, otimizando recursos e simplificando processos.
A ferramenta foi apresentada pelo Promotor de Justiça do MPMS e coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão do CNMP, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa. O Hub da Estratégia foi desenvolvido visando a criação do Plano Geral de Atuação, de acordo com o Plano Estratégico da instituição.
Entre os diferenciais estão a possibilidade de padronização e centralização dos dados, a geração de relatórios automáticos e atualizados acessíveis por um painel de Business Intelligence (BI). Isso pode ser feito por gestores de diversas áreas, inclusive por meio de um aplicativo disponível para smartphones. “Também é possível acessar as iniciativas detalhadas e verificar se foram executadas ou não”, descreveu o Promotor de Justiça durante o evento.
A diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, contribuiu com o debate ao mediar a palestra “Planejamento Estratégico da ANVISA: conexões com a governança e OKR’s”, apresentada pelo assessor-chefe de Planejamento do órgão governamental, Gustavo Henrique Trindade da Silva. O chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos do MPMS, Reginaldo de Oliveira Vilanova, também esteve presente no encontro.
Encontro Nacional de Gestão Estratégica – O 1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica do Ministério Público brasileiro ocorreu na sede do MPBA e foi realizado em parceria com a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A iniciativa tem como uma das suas missões impulsionar a cultura de integração entre os ramos e unidades do Ministério Público para o enfrentamento de problemas de forma colaborativa, a fim de otimizar recursos, contribuir com a atuação estratégica e simplificar processos.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte: Assecom MPMS
Fotos: Sérgio Figueiredo/MPBA