Nova HQ do MPT aborda a temática do antirracismo no futebol
O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a edição número 79 do MPT em quadrinhos. Realizada em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a HQ aborda a temática do antirracismo no futebol.
A HQ conta a história de uma criança que, em sua primeira vez no estádio de futebol, presencia atos racistas direcionados ao jogador de seu time. Ela percebe que apesar de ser algo muito sério, muitas pessoas consideram o racismo apenas como uma brincadeira de mau gosto.
“No mês de novembro, marcado pelo Dia da Consciência Negra, a revista traz a reflexão de que o antirracismo deve ser conduta diária de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros”, afirmou Danielle Olivares Corrêa, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Elimicação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT.
A HQ mostra como o racismo nunca pode ser tratado como piada ou brincadeira, abordando maneiras de combatê-lo tanto nos estádios de futebol como no cotidiano. A revista ainda reforça que não basta ser contra o racismo, é preciso ser também antirracista.
O diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebo. Marcelo Carvalho, reforça: “No combate ao racismo no futebol, ou fora dele, é importantíssimo que a sociedade faça a sua parte ao denunciar e se colocar ao lado das vítimas. Não podemos tolerar atos e atitudes racistas, mas também entender que a responsabilidade não é só da polícia ou da justiça é nossa também enquanto torcedores que desejam um futebol sem violência e discriminação”.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e arte: Procuradoria-Geral do Trabalho