Vereador solicita instituição do Fundo Municipal de proteção aos Animais
Sessão desta segunda-feira teve outras indicações de serviços para a cidade e o distrito de Vista Alegre
A instituição do Fundo Municipal de Proteção aos Animais e a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal foram solicitadas pelo vereador Gustavo Duó durante sessão ordinária da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 15.
Dirigida ao prefeito Marcos Calderan, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Thiago Caminha, a proposição foi apoiada pelos demais vereadores com a justificativa de que o seu atendimento representará uma importante conquista para toda a sociedade. “Com a criação deste Conselho estaríamos trabalhando na busca da proteção de animais feridos e abandonados e também contribuindo com a saúde da população ao fortalecermos o Programa de Controle de Zoonoses” explanou o vereador.
ENTULHOS – Por sua vez, o vereador Ilson Portela, o Catito, solicitou da autoridade competente que proceda a retirada de entulhos na Rua Pereira do Lago, ao lado da Escola Cambarai.
Conforme ele justificou na indicação, a solicitação dirigida à Secretaria de Obras se reveste de importância por se tratar de uma rua pela qual circulam muitos alunos da Escola Cambarai, junto com os professores e cidadãos que habitam o tradicional bairro maracajuense.
PONTOS DE ÔNIBUS – Já o vereador Antônio João Marçal de Souza, o Nenê da Vista Alegre, solicitou durante a sessão plenária que a administração municipal determine a implantação de quatro pontos de ônibus no Distrito de Vista Alegre, em locais em que os alunos e usuários aguardam o transporte e precisam desta cobertura para se socorrer da chuva ou evitar o Sol escaldante dos dias de verão.
Nenê da Vista Alegre fez também duma indicação irigida à senadora da República Tereza Cristina solicitando-lhe a liberação de uma emenda parlamentar para o asfaltamento e drenagem das principais vias públicas do distrito de Vista Alegre.
ESGOTO – Por fim, o vereador Hélio Albarello solicitou que seja enviado um ofício à direção da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – Sanesul – solicitando a execução de obras de extensão da rede de esgoto na rua Major Carlos, assim como dar continuidade nos mesmos serviços na rua Ramão Paré.
“O atendimento à nossa solicitação se faz necessária porque na região existem muitos estabelecimentos comerciais. Esta ação já foi solicitada diretamente ao Governo do Estado e agora reforçamos o pedido, mesmo porque queremos que a rede de esgoto se estenda a toda a cidade” frisou o vereador.
DELIBERAÇÕES – Na sessão desta manhã foram votados os projetos de Lei 07/2023, de autoria do vereador Rener Barbosa, que dispõe sobre a denominação de logradouros públicos.
Foi discutido e votado o projeto de Lei 08/2.023, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa IPTU Premiado, mediante a realização de sorteios de prêmios.
Também nesta mesma sessão foi discutido e votado o projeto de Lei 09/2.023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 2.023 de 05 de agosto de 2.021.
Ainda foi discutido e votado o pedido de urgência referente ao Projeto Lei Complementar nº 02/2.023, que dispõe sobre a alteração da Lei complementar nº160/2.021, de 16 de setembro de 2.021.
Foi colocado em discussão e votação o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final referente ao Projeto de Lei Complementar nº 02/2.023 em seguida foi colocado em única discussão.
Por fim, foi encaminhado para a Comissão da Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Decreto Legislativo n° 01/2.023 que concede título de cidadão maracajuense ao ex-governador Reinaldo Azambuja.
SERVIÇO – As sessões da Câmara de Vereadores de Maracaju acontecem toda segunda-feira, às 08:00 horas, no plenário da Casa de Leis, aberto à presença da população em geral.