Novembro Azul: prevenção é a principal atitude no combate ao câncer de próstata
Para fortalecer a importância do cuidado com a saúde e esclarecer dúvidas, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) convidou o doutor em Urologia João Juveniz para uma palestra sobre a saúde masculina, sobre especialmente o câncer de próstata, tendo como público-alvo membros, servidores e colaboradores da instituição.
Durante sua fala, o palestrante apontou dados internacionais e nacionais e pontuou que em MS o número de casos de câncer de próstata é alarmante, aproximadamente 1,2 mil casos/ano. Também afirmou que conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, sendo diagnosticados novos casos a cada sete minutos no país, sendo que a cada 38 minutos há um óbito decorrente desta doença.
Alertou ainda que: “após a pandemia, além de ter aumentado a incidência da doença, houve aumento de cânceres mais graves, aqueles que matam. Quais são os fatores de risco? Costumo dividir em dois tipos de fatores de risco. Os modificáveis e os não modificáveis. Os modificáveis estão relacionados ao nosso estilo de vida: alimentação rica em gordura, sedentarismo, falta de energia para praticar atividade física, sobrepeso, excesso de consumo de álcool, tabagismo. Já os não modificáveis são: idade [quanto mais anos de vida, maior o risco]; histórico familiar, pois se o parente de primeiro grau já teve câncer de próstata, o homem tem duas vezes mais chance do que a população geral de ter a doença e, se tiver dois familiares que já tiveram a doença, aumenta para seis vezes a chance de ter câncer de próstata; raça negra [devido a fatores genéticos]”, destacou.
Como mediador da palestra, o Promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França refletiu sobre a iniciativa. “Falar a respeito do câncer de próstata é importantíssimo porque, na verdade, nós vivemos ainda em uma sociedade que trata o assunto como um tabu. Então, é essencial explicarmos as consequências e a importância do diagnóstico precoce, pois a chance de cura é muito grande. Nosso objetivo é a conscientização sobre a doença, porque falar do assunto com orientações e informações corretas pode salvar vidas”.
O evento foi promovido pela Coordenadoria do Núcleo de Apoio Especial à Saúde, chefiada pela Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, a qual ressaltou a importância do tema e agradeceu aos participantes que estavam no auditório e acompanhando on-line. “A prevenção do câncer de próstata, o diagnóstico precoce e o tratamento eficiente foram os principais apontamentos do evento. Esperamos ter contribuído com informações essenciais e esclarecimentos que podem fazer a diferença”, finalizou.
Campanha
Em Campo Grande, durante o mês de novembro, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão realizará exames de PSA (sangue) gratuitos para detecção de câncer em homens de 45 a 75 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também disponibilizará atendimentos especiais nas Unidades de Saúde da Família (USF), conforme cronograma. Já no interior, os interessados devem procurar as USF mais próximas de sua residência para agendamento e realização dos exames.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e fotos: Assecom/MPMS