2 de janeiro de 2025

Chuvas causam estragos em Bataguassu, mas prefeito Akira diz que administração está preparada para resolvê-los

Por: Jota Menon

“Comparado com outros municípios, não estamos com tantos problemas, apesar do estrago em vários prédios da prefeitura, como a Secretaria de saúde, postos de saúde, praças. Foi um estrago relativamente grande, mas não tivemos nenhum problema com a população, o que é mais importante” afirmou o prefeito de Bataguassu Akira Otsubo ao participar do programa “Bronca do Eli”, nesta segunda-feira, 17, no estúdio da Rádio Pontal FM.

Na entrevista levada ao ar em cadeia pelas demais emissoras do Grupo Impacto Mais de Comunicação, o prefeito Akira agradeceu o secretário de Infraestrutura, Renan, que esteve desde a madrugada percorrendo o município para avaliar a situação de Bataguassu e com os dados colhidos buscar meios para resolver as questões mais urgentes.

“Vamos colocar toda a energia da equipe da Prefeitura para resolver os problemas. Agradeço a todos os servidores pelo apoio e trabalho que estão sendo realizados para recuperar o município. Não iremos fazer milagre, mas vamos buscar resolver o mais rápido possível os prédios da cidade” pontua.

ENCONTRO COM O GOVERNO – Akira afirmou ter certeza de que o governo do Estado vai fazer parceria com o município, não apenas através da fala, pois ele tem falado em todas as reuniões que é um governo municipalista. Por isso acreditamos em ações concretas através de parceria”. Para o prefeito bataguaçuense, independentemente de voto, o homem público, seja qual a esfera de poder que integra, deve se atentar aos interesses da população. “Quando você se elege prefeito de uma Cidade, você não é prefeito de uma parcela, mas de todos, assim como ocorre com o governador do Estado”, frisa.

Sobre seu encontro com o governador, Akira disse que do acordado durante a reunião acordamos nada aconteceu em Bataguassu, mas, o governador teria dito que tudo o que ele prometeu ele vai cumprir. “Eu acredito muito nisso, porque é a sequência de mandato de um governo para o outro”.

Akira afirma que sua assessoria está verificando uma data para que Eduardo Riedel vá ao município para assinar a ordem de serviço para começar a obra da Dias Barroso, que até já tem licitação autorizada com a empresa esperando a assinatura da ordem para começar o serviço. “E eu gostaria que na sua vinda ele também anuncie o minianel, que é um compromisso dele” pontua.

O prefeito relata que o minianel foi a escolha entre três opções que a Prefeitura apresentou ainda ao governo de Reinaldo Azambuja e por isso já estão solicitando o projeto. “Eu acredito que esteja pronto e que deve ser licitado em breve, porque o município está crescendo e as nossas ruas e avenida já não suportam mais as grandes carretas trafegando com cargas de mais de 50 toneladas. Precisamos fazer o desvio desses veículos”, enfatiza.

Sobre o asfalto da região do Porto 15, Akira diz que é desejo de sua administração dar sequência na pavimentação até a Pousada do Patrão e levar a parte elétrica também, porque lá não se consegue colocar nada porque a iluminação que chega é fraca, padrão de baixa tensão e sistema monofásico. “Pedimos o projeto para fazer trifásico, porque está chegando o projeto de suinocultura e nossa administração de comprometeu a levar o trifásico até região” revela o prefeito. “O projeto está sendo continuado até lá e, se Deus quiser, vamos cumprir tudo isso”.

Em relação à pavimentação, Otsubo diz que a melhoria chegou até uma determinada propriedade onde o proprietário que não aceitou a obra. Como existe uma norma oficial a ser seguida, a Prefeitura ficou impedida de dar continuidade porque existe um padrão oficial e o município não pode diminuir a metragem. “Todos cederam, com exceção desse proprietário” lamentou.

“Todos cederam espontaneamente, tiramos cercas, fizemos parceria com os proprietários da área. O asfalto, além da valorização da área, cria oportunidade de aumento de visitantes no turismo e no desenvolvimento da cidade”, enfatiza.

FESTA DOS NAVEGANTES – Para falar sobre a Festa dos Navegantes, participou da entrevista o gerente de Comunicação Rui Espíndola. Ele pontua que o evento já faz parte do calendário de eventos do município, por ser uma festa muito antiga. “Nós sofremos por conta da pandemia, por não poder haver aglomeração. Mas a Prefeitura sempre foi e será parceira na realização desse evento que sempre aconteceu com parceria entre micro empresários, vendedores ambulantes e o poder público.

“Durante o evento religioso acontecem shows e o povo trabalha feliz. A gestão pública não assume uma bandeira de denominação de Igreja. É uma festa Cristã, católica. Os hotéis estão sempre todos lotados, na região do Porto 15, até em Presidente Epitácio” para acrescentar em seguida que “há também tem as festividades evangélicas das quais a prefeitura também é parceira”.

Rui relata que existe a subprefeitura no distrito de Porto 15 que auxilia a administração municipal. “Hoje abastecemos todos os oleiros e artesões com a argila, a prefeitura coloca a argila para todos. Não é só na questão da limpeza, nós temos procurado dar atenção porque é geração de emprego e renda, ajudamos na economia da cidade” comenta.

Espíndola acrescenta que é o responsável pela subprefeitura da Porto 15 é Binho Veraldo. “Ele conhece todo mundo por nome. Então quem seria mais qualificado que ele para essa função? Ele está à frente da nossa equipe em nome do prefeito Akira Otsubo e cumprimentamos todos os servidores pelo trabalho realizado na região”.

Parceria com oleiros – Sobre a parceria com os ceramistas de Bataguassu, o prefeito Akira destaca os resultados positivos. “Os oleiros dão 20% da produção para a Prefeitura, como contrapartida por levarmos o barro e a argila a todas as olarias” conta.

Os 20% doados pelos oleiros, a prefeitura doa a família da cidade, utiliza para reformas e obras das escolas e outras necessidades. “Estamos criando uma lei para que possamos ceder o terreno e criar a oportunidade para que também possamos colocar tijolos para o pessoal que vamos doar os terrenos. Para que possamos ajudar a quem precisa começar a construção das suas casa” diz.

Sobre o novo gerente de Comunicação, Rui Espíndola, Akira disse que estava faltando muito na área da comunicação em Bataguassu e na nossa gestão. “O Rui entende muito sobre essa área e tem interesse em nos auxiliar na divulgação dos nossos trabalhos. É importante esse trabalho, não apenas para mostrar o que estamos fazendo, mas é uma oportunidade para a população criticar ou reivindicar o que precisa” explica o prefeito que ainda vê o setor de comunicação como um canal de transparência a serviço da população de Bataguassu.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta