Politicando com Jota Menon de 30 de dezembro de 2023
DESCONSTRUÇÃO – O Brasil demorou décadas seguidas para se consolidar como exemplo mundial no âmbito da vacinação em massa. Isso nos valeu, também, erradicar várias doenças, como a poliomielite (paralisia infantil), que afetavam milhares brasileiros todos os anos até a década de 1970. Infelizmente, o que foi construído ao longo de décadas, foi desconstruído em poucos anos, principalmente no período do governo Bolsonaro.
DESAFIO – De acordo com o Ministério da Saúde, a desconfiança de parte da população em relação à imunização, fomentada por campanhas de desinformação e movimentos antivacina, continua sendo um desafio para o Brasil. Conforme a ministra da Saúde, Nísia Trindade (foto à esquerda), o fenômeno da “hesitação vacinal”, por parte de uma parcela dos brasileiros, começou a ganhar força por volta do ano de 2016, o que levou o Brasil a perder, já em 2019, o certificado de eliminação do sarampo, devido, segundo a ministra, à baixa procura pela vacina contra a doença.
VITÓRIA – Depois de muitos anos de cobrança, a população de Maracaju viu coroada de êxito uma antiga luta: a elevação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar ao posto de 15º Batalhão de Polícia Militar. Com a “promoção”, Maracaju passa a ter a possibilidade de contar com um número bem maior de policiais militares, o que representar melhorias na segurança pública também para Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, municípios cujas unidades policiais militares estão jurisdicionadas ao Batalhão de Maracaju.
VIBRANTE – Quem está vibrando com a medida assinada pelo governador Eduard Riedel e publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta semana, é o vereador Robert Ziemann (PSDB/foto à direita), presidente da Câmara Municipal de Maracaju. Desde 2016, Ziemann vinha cobrando os governantes para a necessidade de elevar a então 2ª CIPM para a condição de BPM. A partir de agora, Maracaju, entre outros novos afazeres, poderá formar turmas de policiais militares para serem distribuídas para as unidades PMs de todo o Mato Grosso do Sul.
DE PARABÉNS! – Realmente merecedora de cumprimentos a equipe de propaganda e marketing do governo Eduardo Riedel (foto à esquerda). As peças publicitárias de fim de ano veiculadas nas emissoras de rádio e televisão levam ao público uma mensagem clara e objetiva sobre as ações de seu governo ao longo de 2023 e transmitem à sociedade a segurança que todos almejam obter no lugar onde vivem. Coisa de grande centro! Parabéns!
MS NO TOPO DA LISTA – Depois de ter duas candidatas a presidente da República em 2023, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), o Mato Grosso do Sul pode ter mais uma candidata ao Planalto em 2026. Caso seja de fato confirmada a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-ministra da Agricultura e hoje senadora Tereza Cristina (PP/foto à direita) deverá ser o nome indicado pelos bolsonaristas para tentar derrotar uma eventual candidatura de Lula (PT) à reeleição.
TRUMP – Por falar em inelegibilidade, quem corre o risco de ficar fora da corrida presidencial americana é o semideus de Bolsonaro, ex-presidente Donald Trump (Republicano). Depois do Estado do Colorado, foi a vez do Estado do Meine declarar Trump inelegível por ter liderado insurreição contra o resultado da eleição de 2021 em seu país.
SIM OU NÃO – A decisão final sobre o ex-presidente Trump (foto à esquerda) ser ou não ser elegível para um novo mandato poderá recair sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos. Se decidir responder ao chamamento, esta será a decisão de maior peso eleitoral –e provavelmente a mais controversa – do tribunal desde que os seus magistrados confirmaram a vitória de George W. Bush sobre Al Gore na Flórida em 2000.
NÃO QUER SURPRESAS – O Ministério da Justiça constatou que há convocações nas redes sociais para atos em diversas cidades do país no dia 8 de janeiro de 2024, mas sem grandes adesões. De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, os achados não causam preocupação, mas o governo manterá o monitoramento para evitar surpresas. A informação é da Folha de S. Paulo.
SERÁ QUE DÁ? – Na 98º edição da Corrida Internacional de São Silvestre pelas ruas da capital paulista neste domingo (31), os atletas brasileiros terão como desafio tentar quebrar a hegemonia dos africanos na prova. Já se vão 13 anos desde a última vez que um corredor local chegou ao lugar mais alto do pódio, quando Marílson Gomes dos Santos (foto à direita) venceu pela terceira vez (também ganhou em 2003 e 2005, sendo o brasileiro mais vitorioso da prova). No feminino, Lucélia Peres, em 2006, foi a última corredora do país a vencer a São Silvestre.
PAPELÃO – Quem pagou o mico do ano 2023 foi, sem qualquer dúvida, a CBF e sua direção mais cega que uma toupeira. Depois de anunciar um pré-acordo com o técnico italiano Carlo Ancelotti para dirigir a Seleção Brasileira a partir do próximo ano e contratar o meia boca Fernando Diniz como técnico provisório, a direção da CBF fecha o ano com a seleção em 6º lugar nas eliminatórias do Copa do Mundo e com o Real Madri anunciando a renovação do contrato do técnico Carlo Ancelotti até 2026.
SEM PALAVRA – Se a CBF não mentiu, ou técnico Carlo Ancelotti preferiu rever seu posicionamento após o último escândalo que envolveu o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues (foto à esquerda), afastado do cargo pelo STF, ou ele é muito sem palavra e utilizou o acordo pré-firmado com os dirigentes brasileiros para valorizar o passe na hora de renovar o contrato com o Real Madri.
FECHAMENTO – A notícia da renovação do contrato entre Ancelotti e Real Madri foi divulgada exatamente no dia que completou um ano da morte do maior ídolo do futebol brasileiro e mundial, o Rei Pelé. Foi o fechamento do ano com nota ZERO para a CBF e seus cartolas desonestos e incompetentes.
FALECIMENTO – Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento do ex-vereador por Campo Grande e ex-deputado estadual Eduardo Contar Filho, ocorrido na noite da última quinta-feira. Bisneto do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira, após exercer mandatos de deputado estadual, Eduardo Contar permaneceu no quadro de servidores da Alems, onde conquistou uma legião de amigos. Aos familiares enlutados, nossos sinceros sentimentos de pêsames.
ANIVERSÁRIO – Amigos e familiares se reuniram na noite de ontem, sexta-feira, 29, para celebrar mais um ano de vida do empresário amigo Marcão dos Santos (foto acima), proprietário da Pousada do Pescador, em Porto Murtinho. Entre os muitos amigos presentes, o prefeito Nelson Cintra e a primeira-dama Maria Lúcia, casal Toninho/Conceição, Toninho Ruiz e o radialista Edicarlos Lourenço, entre outros.
VIVA O PORCO – Mais alguns dias e voltaremos a nos divertir, sofrer e vibrar com os jogos das nossas equipes. Nesta última coluna do ano, quero desejar boa sorte aos torcedores de todas as equipes e que elas consigam ao menos ser vice-campeã, pois a nossa meta enquanto torcedores do dodecacampeão e acumular mais uns títulos e lançar poeira na cara dos adversários. Feliz 2024 a todos os leitores amigos e viva o Porco!