23 de dezembro de 2024

Prorrogação do Refis trouxe alívio para quem perdeu prazo para quitar dívidas

No primeiro dia de prorrogação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal), teve quem já aproveitou para renegociar dívidas ativas com a prefeitura de Campo Grande. Na manhã desta segunda-feira (9), primeiro dia após o prazo final ser redefinido, cerca de 20 pessoas procuraram a Central de Atendimento ao Cidadão, onde a renegociação está sendo realizada.

O Campo Grande News esteve no local e conversou com a decoradora de festas, Laura Martinez, de 44 anos. Ela contou que a ideia era ter vindo na semana passada, mas as demandas de trabalho não deram “folga” e ela acabou perdendo o prazo.

Porém, na sexta-feira (6), ficou sabendo que o prazo havia sido estendido e aproveitou as primeiras horas da manhã de hoje para tentar quitar o débito. Com IPTU atrasado desde 2017, a dívida de R$ 18 mil caiu para R$ 13,5 mil com descontos. Apesar da diferença, para a profissional o valor ainda não está dentro do que esperava.

“Se eu for parcelar, o valor fica R$ 3,8 mil em 6x. Olha o tipo de parcelamento que fazem, não tem como. Nas minhas condições de hoje eu não consigo pagar um valor desse. Vou ter que tirar o que eu não tinha e pagar à vista”, disse. Caso o débito seja quitado integralmente, a quantia cai para R$ 8 mil. Apesar de não conseguir alcançar o desconto de que desejava, a decoradora afirmou estar “aliviada” pela extensão do prazo.

Laura Martinez esteve na Central de Atendimento ao Cidadão para negociar dívida (Foto: Henrique Kawaminami)

Assim como ela, quem chegou cedo à Central do Cidadão foi o aposentado João Garcia Ferreira, de 63 anos. Com apenas o IPTU de 2023 atrasado, só teve ciência do Refis ao receber a carta enviada a todos os contribuintes, mas que só chegou na casa dele na sexta-feira (6). Por conta da prorrogação, decidiu vir para quitar as dívidas pendentes.

Assim como ela, quem chegou cedo à Central do Cidadão foi o aposentado João Garcia Ferreira, de 63 anos. Com apenas o IPTU de 2023 atrasado, só teve ciência do Refis ao receber a carta enviada a todos os contribuintes, mas que só chegou na casa dele na sexta-feira (6). Por conta da prorrogação, decidiu vir para quitar as dívidas pendentes.

João Garcia Ferreira foi o segundo a chegar na Central de Atendimento nesta segunda-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos

Fonte: Campo Grande News

Foto: Henrique Kawaminami

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