19 de fevereiro de 2025

Encontros destacam cooperação regional e impacto da Rota Bioceânica para o sul de MS

Lideranças regionais, empresários e especialistas estiveram reunidos para discutir o desenvolvimento territorial e os impactos da Rota Bioceânica na região sul de Mato Grosso do Sul, nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Sebrae em Dourados, durante o 3º Encontro de Líderes do Território da Grande Dourados e o 4º Conexão para Transformar. Os eventos foram realizados pela Agência de Desenvolvimento Regional “Celeiro do MS” e contaram com o apoio do Sebrae/MS, que tem incentivado a discussão sobre novas oportunidades de internacionalização para os empreendedores e a importância de uma atuação conjunta dos municípios para a transformação do território.

Para o vice-presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, a programação foi estratégica e apresentou muitas oportunidades de negócios. “Visando a Rota Bioceânica, o evento mostrou que as pequenas e médias empresas também podem aproveitar o mercado exterior, desmistificando a ideia de que só as grandes empresas podem explorar este mercado. Também foi de suma importância a apresentação de diversas rotas alternativas com logísticas de acessibilidade e intercâmbio de mercadorias, compensando o retorno. Com as informações que foram compartilhadas, Dourados pode ser inserida como um centro de distribuição na Rota Bioceânica, aproveitando a ligação com os Oceanos Atlântico e Pacífico para facilitar o acesso ao mercado asiático”, destacou Nilson.

Dentro de MS, a Rota Bioceânica começa na ponte binacional que está em construção na cidade de Porto Murtinho e fará a conexão com Carmelo Peralta, no Paraguai. No Brasil, a rota segue pela BR-267, que cruza duas cidades que fazem parte do grupo de municípios articulados pelo Celeiro do MS – Maracaju e Rio Brilhante – sendo que em Rio Brilhante está no entroncamento com a BR-163, estratégico para circulação entre as regiões Norte e Sul do país.

Acreditamos que o nosso território também será muito afetado pela Rota Bioceânica que aumentará a circulação de pessoas e cargas e trará oportunidades de empregos e negócios nas áreas de logística e transporte, setor da construção e de serviços, com impacto no turismo, em restaurantes, bares e hotéis. Durante os eventos pudemos apresentar o papel da Agência de Desenvolvimento da Região da Grande Dourados ‘Celeiro do MS’ no sentido de fomentar e impulsionar a integração dos 12 municípios que fazem parte do território”, disse o presidente do Celeiro do MS, Rodrigo Jeferson Trambuch.

O Celeiro do MS foi criado a partir do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional do Sebrae/MS, realizado entre 2021 e 2022. De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, o programa mobilizou lideranças locais para impulsionar o crescimento e a melhoria dos municípios, estimulando a articulação de movimentos independentes voltados para a execução de ações estratégicas.

Por meio do programa LIDER, a Região Sul formou três grandes grupos: Celeiro do MS, Fronteiras da Inovação e Conevale. O principal intuito do Sebrae foi fazer com que empreendedores, representantes do poder público e do setor produtivo estejam unidos em uma agenda comum para projetar o desenvolvimento econômico do território, olhando para o futuro e para as potencialidades que possuímos. Estes grandes eventos são exemplos do que as lideranças locais podem promover por meio do diálogo em busca de fortalecer as cadeias produtivas e impulsionar a economia regional”, afirmou Marcus.

3º Encontro de Líderes do Território da Grande Dourados. Crédito: Sebrae/MS

Integrar para desenvolver juntos

O 3º Encontro de Líderes do Território da Grande Dourados teve como tema “Integrar para desenvolver juntos” e foi realizado em 11 de fevereiro, com o objetivo fortalecer parcerias, alinhar iniciativas e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do território da Grande Dourados, que engloba os municípios de Dourados, Douradina, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Glória de Dourados, Deodápolis, Caarapó e Juti.

A programação incluiu um painel sobre a importância da integração regional, além da apresentação dos eixos de desenvolvimento do Celeiro do MS. O encontro culminou na elaboração do Plano de Ação 2025-2026, formado por quatro eixos: “Inovação, Empreendedorismo e Negócios”, “Instância de Governança Regional (IGR) Turismo – Celeiro do MS”, “Agronegócios e Agricultura Familiar” e “Rota Bioceânica e Relações Internacionais”.

Caminhos do Celeiro do MS na Rota Bioceânica

Já no dia 12, o 4º Conexão para Transformar teve como pauta principal as oportunidades geradas pela Rota Bioceânica para a região. Entre os palestrantes, estiveram o diplomata e ministro de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, que discutiu a circulação e logística no contexto da integração regional e global; Rafaela Capelari, delegada da Comissão de Logística e Obras Públicas da Rota Bioceânica, que abordou o ecossistema logístico internacional do Celeiro do MS; e Fábio Roberto Cordeiro, gestor de Negócios Internacionais da Corporación Regional de Desarrollo Tarapacá (Chile), que apresentou as oportunidades comerciais envolvendo o Porto e a Zona Franca de Iquique.

Existe um interesse genuíno e às vezes um desconhecimento de conexão entre o Chile e o Brasil, por meio do governo de Tarapacá. O nosso papel, com escritório instalado em Campo Grande há dois anos, é de trazer o conhecimento sobre como importar ou exportar através do sistema logístico que temos, composto por um aeroporto internacional, um porto e também uma zona franca com mais de duas mil empresas de diversos países e, por enquanto, nenhuma empresa brasileira. Então é uma oportunidade para os brasileiros estarem se internacionalizando em Mato Grosso do Sul”, estimulou o gestor de negócios internacionais Fábio Roberto Cordeiro.

Os encontros contaram com a participação aproximadamente 100 pessoas em cada dia, incluindo autoridades, além de secretários de desenvolvimento dos municípios vizinhos, empresários dos setores de transporte coletivo e de cargas, empreendedores interessados em internacionalização, líderes dos setores produtivos, sindicatos rurais, representantes da academia e do terceiro setor da Grande Dourados.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Redação: Impacto mais – Mirtes Ramos

Fonte e fotos: Agência de Notícias Sebrae/MS

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta