Lactantes têm direito a teste rápido e grátis para rastrear doença
Uma resolução publicada no Diogrande (Diário Oficial) de Campo Grande, instituiu a testagem rápida para HIV em mulheres que amamentam, com o intuito de prevenir a transmissão vertical do vírus.
A resolução, divulgada nesta quinta-feira (12), determina que os testes sejam realizados a partir do primeiro mês após o parto, durante as consultas de puericultura da criança.
Caso o resultado seja positivo, a mãe deve suspender imediatamente o aleitamento materno. A Sesau notificará o caso no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e iniciará o tratamento com antirretrovirais na unidade de saúde. A criança exposta ao HIV será encaminhada para um infectologista pediátrico.
As unidades básicas de saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Serviço
O CTA está localizado na Rua Anhanduí — 353, bairro Vila Carvalho, com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para fazer o teste, o paciente precisa apresentar um documento com foto.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte: Portal Primeira Página
Foto: Divulgação