Curso ensina profissional da saúde a gerir o próprio negócio
Novidade da Unoeste ensinará participantes a desenvolverem competências de gestão para o sucesso profissional; aulas começam dia 6 de maio e inscrições estão abertas
Gerir o próprio negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Para garantir o retorno financeiro desejado, o trabalho normalmente é árduo e requer disciplina, maturidade e principalmente domínio em gestão. Na área da saúde, onde médicos e outros profissionais recém-formados vislumbram um dia poder abrir seus próprios consultórios, não é diferente. E mais: será que eles estão suficientemente preparados para além do atendimento? Ou seja, para empreender também? Foi pensando em auxiliar esse público que a Unoeste abre agora em maio a primeira turma para o Curso Livre Gestão de Negócios para Profissionais de Saúde. A novidade é que os encontros serão presenciais ou on-line (ao vivo), com dinâmicas e aulas práticas, além do uso de programas e softwares e estudos de caso.
O curso será realizado aos sábados de manhã, das 7h30 às 11h30, com início no dia 6 de maio. As aulas ocorrerão na Business School Unoeste (BSU) que fica no Bloco B3 do campus 2. É uma escola especializada em negócios e que dispõe de uma estrutura diferenciada e professores altamente capacitados, a maioria mestres e doutores atuantes no mercado. São com esses profissionais que os interessados terão contato durante o curso, totalizando 32 horas de aprendizado dinâmico. O objetivo é fazer com que os participantes aprendam a desenvolver competências de gestão, de modo a ampliar os horizontes para uma carreira de sucesso.
Pela ementa, os alunos terão várias disciplinas e temas importantes, como constituição, legalização e responsabilidades, investimentos e regimes tributários, controladoria, gestão de marketing, gestão financeira e de custos, e análise de investimentos. O professor e coordenador do curso, Valdecir Cahoni Rodrigues, diz que o curso de Gestão de Negócios para Profissionais de Saúde é voltado especialmente para alunos que estão no último ano da Faculdade de Medicina, ou alunos de qualquer outro curso da área de saúde.
“Assim que finaliza essa etapa da vida acadêmica, esse estudante vai entrar no mercado de trabalho. A maioria precisa abrir seu negócio, e o curso vem pra sanar essa lacuna que o aluno tem. Propicia que esse aluno possa, ao final do curso, já abrir o seu negócio com conhecimento nesse sentido. E isso é muito importante porque é esse conhecimento que ele vai aprender aqui para além do que ele já domina, que fará com que o aluno tenha sucesso no negócio”, garante.
Ao fazer o curso, ele explica que o aluno interessado terá acesso a encontros presenciais, com aulas dinâmicas, atividades práticas e estudos de casos. “Serão, ao todo, oito encontros. E dentro desses encontros, serão sete disciplinas diferentes onde ele vai aprender a legalização de uma empresa, como abrir essa empresa, como pagar seus colaboradores. Também vai aprender a constituição desta empresa por intermédio de tributos, o que deve e o que não deve pagar, sobre controladoria, marketing, marketing pessoal para que ele possa fazer leads de novos, ou seja, obter clientes dentro da ética que a área exige. Vai aprender ainda a lidar com sua equipe de trabalho, mediando conflitos e outras situações que acontecem no dia a dia. A estimular o desenvolvimento da sua equipe e, ao final, como investir o lucro da sua empresa para poder aumentar ainda mais seu capital e desenvolver sua clínica, o seu consultório”.
O professor da disciplina Gestão de Processos e Desempenho, Lechan Colares Santos, enfatizou que a ideia do curso é trazer o conhecimento de competências para os profissionais que ainda não dominam negócios, por falta de experiência em gestão. “Essa disciplina que eu leciono é muito importante para os profissionais de saúde porque visa gerenciar os processos que são utilizados para que desempenhem suas atividades e também avaliem o desempenho dessas atividades”, completou.
Já o professor Lucas da Silva Pereira garante que o curso elucida várias questões que atormentam principalmente os recém-formados. “Na verdade trata-se de um curso que vai dar um norte para os profissionais da saúde. Quando você se forma, o que será que é melhor: me associar a um amigo? Abrir minha própria empresa sozinho? Será que eu preciso de fato abrir uma empresa? Posso trabalhar utilizando a pessoa física? Como funciona a contratação de um funcionário? Qual profissional eu devo procurar para poder me dar esse norte? Enfim, a resposta para todas essas perguntas os interessados terão no nosso curso”.
Se inscreva já!
O cursos disponibiliza 40 vagas no total e tem carga horária de 32 horas. Se interessou? Então não perca tempo e amplie seus conhecimentos clicando aqui para garantir já sua matrícula. Dúvidas, é só ligar no telefone (18) 3229-2077, ramal 2285.
** Com informações da Assessoria