Ministério da Saúde confirma primeiras mortes por febre do oropouche no Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) a confirmação das primeiras duas mortes por febre do oropouche no Brasil. Esta doença, transmitida principalmente pelo mosquito maruim ou mosquito-pólvora, tem sintomas semelhantes aos da dengue, mas geralmente é de baixa gravidade.
As vítimas foram duas mulheres jovens, com menos de 30 anos, do interior da Bahia, que não possuíam comorbidades. Ambas apresentaram sintomas que lembravam um quadro grave de dengue.
Os falecimentos ocorreram em maio e junho deste ano, mas foi necessário um longo processo de exames para que a causa fosse confirmada. Até então, não havia relatos na literatura científica mundial sobre óbitos causados pela febre do oropouche, de acordo com o Ministério da Saúde.
A febre do oropouche, apesar de ter sintomas semelhantes aos da dengue, não costuma ser fatal. No entanto, esses dois casos ressaltam a importância de um diagnóstico preciso e de uma vigilância contínua sobre doenças transmitidas por mosquitos, que são um desafio constante para a saúde pública no Brasil.