26 de dezembro de 2024

Pesquisadores do HU-UFGD/Ebserh participam de estudo nacional sobre HTLV e ISTs em parceria com o Hospital Moinhos de Vento

Pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, estão participando de um estudo nacional que investiga a prevalência do vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em parturientes. O projeto é conduzido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento e visa contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento dessas doenças no Brasil.

O estudo, denominado PRISMA (“Prevenindo IST na Maternidade”), tem como objetivo estimar a prevalência e os fatores associados à infecção por HTLV, HIV, sífilis e hepatites virais entre parturientes nas cinco regiões do país. Além disso, busca identificar padrões comportamentais e sociais relacionados à transmissão dessas doenças, fortalecendo o monitoramento e a prevenção de ISTs.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de um milhão de pessoas adquirem novas ISTs diariamente. No caso do HTLV, um retrovírus que pode ser transmitido pela via sexual, vertical (mãe para filho) e por transfusões de sangue, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo. No Brasil, a prevalência do HTLV em gestantes varia entre 0,1% e 1,05%, com maiores concentrações em algumas regiões do país.

No HU-UFGD, a pesquisa é coordenada pela enfermeira Caroline Amaral Pereira, com a participação das pesquisadoras Helaine Christina Cavalcante de Souza e Letícia Regina dos Santos, com o apoio da Unidade de Gestão da Pesquisa (UGPESQ). A unidade contribuirá com a coleta de dados de 57 parturientes, selecionadas de acordo com critérios definidos pelo estudo. As participantes serão submetidas a entrevistas, coleta de informações socioeconômicas e de amostras biológicas para a realização de exames laboratoriais, garantindo sigilo e anonimato.

Os resultados da pesquisa trarão dados inéditos sobre a prevalência e a distribuição de HTLV e outras ISTs entre parturientes brasileiras, contribuindo para a formulação de estratégias de prevenção e controle. A inclusão do HU-UFGD no estudo reflete o compromisso da unidade em promover a saúde pública e a pesquisa científica.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Redação: Impacto Mais- Mirtes Ramos 

Fonte e foto: Assessoria Ebserh 

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta