Inscrições abertas para o Seminário Desafios Socioambientais Contemporâneos
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do Desembargador Sérgio Fernandes Martins, anuncia que estão abertas as inscrições para o seminário “Desafios Socioambientais Contemporâneos”. O evento é realizado pela Escola Judicial de MS (Ejud-MS) e ocorrerá no dia 18 de outubro, no Plenário do Tribunal Pleno, localizado na Av. Mato Grosso – Bloco 13 – Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Coordenado pelo Desembargador Alexandre Lima Raslan, o seminário terá uma carga horária total de 8 horas e abordará temas fundamentais relacionados ao Direito Ambiental e ao agronegócio. O evento é voltado para magistrados, servidores do Judiciário, todos os profissionais das áreas jurídicas e acadêmicos da área do Direito, com o objetivo de desenvolver competências que permitam a compreensão e a aplicação dos aspectos essenciais do Direito Ambiental.
O seminário tem como objetivo geral capacitar os participantes para compreender e aplicar os princípios do Direito Ambiental e as práticas do agronegócio de forma sustentável. Entre os objetivos específicos, destacam-se a compreensão do conceito e da aplicação de produção sustentável, a análise da relação entre biodiversidade, pesquisa, biotecnologia e integração com o mercado, e a avaliação da logística reversa e da responsabilidade socioambiental nas atividades econômicas. Também serão discutidas as políticas públicas do Governo de Mato Grosso do Sul no enfrentamento das mudanças climáticas.
A programação do seminário será dividida em dois painéis principais, abrangendo sessões matutinas e vespertinas. Na parte da manhã, o primeiro painel, intitulado “Bioeconomia e Mercado”, contará com o Dr. Luiz Orcírio Fialho de Oliveira, que abordará a produção sustentável, e a Drª Maria Lígia Rodrigues Macedo, que discutirá a integração do mercado com a pesquisa em biodiversidade. O segundo painel, “Indústria, Infraestrutura e Inovação”, terá a participação do Dr. Rodolpho Cesar Mangialardo, que falará sobre práticas sustentáveis na indústria, e Dr. Marcelo Augusto Santos Turine, que trará insights sobre o papel da inovação no desenvolvimento sustentável.
Após um intervalo para almoço, a programação vespertina iniciará com o terceiro painel, “Interface entre Direito e Produção”. Este painel incluirá a Drª Patrícia Faga Iglecias Lemos, que explorará a logística reversa e a responsabilidade civil, e o Des. Alexandre Lima Raslan, que discutirá a responsabilidade socioambiental na atividade econômica. O seminário será encerrado com uma palestra do Dr. Jaime Elias Verruck, que apresentará as estratégias do Governo de Mato Grosso do Sul para lidar com as mudanças climáticas.
As inscrições podem ser realizadas pelos seguintes links: para magistrados e servidores, https://sejud.tjms.jus.br/secretaria/inscricao, e para o público externo, https://sejud.tjms.jus.br/evento/seminario-desafios-socioambientais-contemporaneos. O TJMS reitera a importância da educação continuada para a melhoria da prestação jurisdicional e convida todos os interessados a se inscreverem e aproveitarem essa oportunidade de aprimoramento profissional.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e arte: Secretaria de Comunicação TJMS