Semana termina com chuva forte e possibilidade de granizo em MS
As instabilidades estão confirmadas em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (29). Já durante a madrugada, chuvas volumosas atingiram os municípios de Três Lagoas e Bataguassu e devem continuar nas regiões leste, centro-leste e central do estado, podendo aparecer a qualquer hora do dia. Para a sexta, ainda há possibilidade de granizo em algumas regiões de forma pontual.
Conforme as informações da Climatempo, o calor e aquela sensação de abafado continuam, já que o sol aparece por breves momentos entre uma chuva e outra, mas para a sexta, assim como para o fim de semana em MS, a previsão é de céu mais encoberto e nuvens carregadas.
Os fenômenos que influenciam a umidade presente no estado são os ventos quentes vindos do norte e que seguem rumo à região sul. Além disso, a baixa pressão formada entre o Paraná e São Paulo ajuda a intensificar os ventos. Já a pressão formada no Paraguai, que está bem próxima a MS, favorece a ocorrência de chuvas fortes ao longo da sexta-feira e no fim de semana.
Em Campo Grande, as temperaturas chegam a 33 °C e, em todo o estado, a previsão é de que as temperaturas ultrapassem facilmente os 30 °C, mesmo com o risco de temporais, chuva forte e pesada, sobretudo, na região leste, que apresenta riscos maiores. Também será um dia de vento, pois há previsão de ventanias que podem atingir 90 km por hora.
Além desses ventos durante a chuva, tem os ventos que são associados àquela. A baixa pressão ali no Paraguai, que está bem próximo ao estado. Então, ao longo do dia, independente da chuva, tem ventania de até 50 quilômetros por hora em praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Fim de semana
Para o fim de semana, o panorama é o mesmo. Há previsão de baixa pressão no Paraguai, com fluxo de umidade da região norte em direção à região sul e presença de calorão. Essa combinação continua mantendo o tempo mais instável.
Com isso, o sábado e o domingo serão de céu mais encoberto, com chuvas fortes e volumosas a qualquer hora e temperaturas em torno dos 30 °C.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte: Portal Primeira Página
Foto: Adriano Fernandes