22 de novembro de 2024

Projeto Transforme facilita a educação de alunos de escolas públicas da Capital

Há aproximadamente quatro anos, o projeto Transforme, idealizado pela 50ª Promotoria de Justiça, que tem como titular a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin tem feito diferença na educação pública de Campo Grande.

Inspirada, no início da pandemia, pelo projeto Alquimia II, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o “Transforme” consiste na doação de celulares, apreendidos em unidades prisionais, aos alunos que integram a Rede Pública de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que não têm acesso à tecnologia. Esses alunos enfrentam dificuldades para realizar aulas e atividades remotas, situação agravada pela pandemia da covid-19.

Com a existência do projeto, os aparelhos apreendidos nos presídios, que seriam destruídos, agora são disponibilizados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), mediante autorização judicial, e entregues pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) às universidades parceiras.

“Os estudantes da área de Tecnologia da informação utilizam seus conhecimentos para reformatarem os aparelhos antes que sejam doados para a Semed”, explica Jiskia Trentin sobre a amplitude do projeto, que é imensurável. Desde o início da concepção do Transforme, já foram entregues 830 aparelhos às unidades escolares selecionadas pela Semed.

Nesta fase, acadêmicos das instituições de ensino superior realizam a devida formatação para que os telefones possam, posteriormente, ser doados à Semed e distribuídos aos alunos das escolas públicas municipais da Capital.

A Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin ressalta que “antes de a Agepen passar os aparelhos ao projeto Transforme, é feita uma varredura nesses equipamentos para saber o que pode interessar a uma eventual investigação, para só então serem viáveis de serem reformatados para a doação”, esclarece.

Ela ainda destaca o engajamento entre instituições e a melhoria na qualidade do ensino como os principais retornos positivos do projeto. Quem tiver interesse em participar do projeto, basta entrar em contato pelos telefones (67) 3316-2890 ou 2891, localizada na Rua da Paz, terceiro andar, em Campo Grande (MS).

É realmente inspirador ver como iniciativas como essa podem fazer uma diferença tão significativa na vida dos estudantes!

Redação: Impacto mais – Mirtes Ramos

Fonte e foto: Assecom TJMS

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta