Malha Oeste deve voltar ao mercado ainda no 1° semestre de 2025
10 de janeiro de 2025
Sem comentários
Ao longo de 2025 Mato Grosso do Sul deve tirar do papel projetos importantes para a logística do estado: entre eles, a relicitação da ferrovia Malha Oeste. Segundo o secretário de meio ambiente, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, Jaime Verruck, até o meio do ano o governo do estado espera ter novidades sobre o tema.
A garantia foi feita por Verruck na manhã desta sexta-feira (10) durante entrevista ao Bom Dia MS, no quadro Papo da 7.
Segundo o secretário, a relicitação da ferrovia, assim como a concessão da BR-163 e da Rota da Celulose, é essencial para os planos para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do estado.
A expectativa para esse ano é de que Mato Grosso do Sul tenha um crescimento bem acima da média nacional: enquanto o Brasil projeta 2,4%, o estado prevê 6,86%, o maior entre todos os estados do país.
O crescimento se deve, segundo Verruck, a dois fatores: a capacidade de investimento público e a investimentos privados.
Para que isso acontece, projetos como o a Malha Oeste são tratados como prioridade para 2025. A reativação da ferrovia já foi aprovada em audiência pública pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e agora está sob análise do TCU (Tribunal de Contas da União).