Sem vestibular, Uems abre 700 vagas para cursos de graduação
A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para a seleção que oferece 708 vagas em 38 cursos de graduação, com base no histórico escolar dos candidatos. O processo seletivo, que dispensa a realização do tradicional vestibular, está disponível até o dia 15 de janeiro de 2025, com inscrições gratuitas realizadas pelo portal da instituição.
Podem participar estudantes que concluíram o ensino médio ou curso equivalente. As vagas são destinadas tanto para ampla concorrência quanto para cotistas, com a reserva de 20% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos), 10% para indígenas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul por mais de 10 anos, e 5% para pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento.
Os candidatos serão classificados com base na maior nota obtida em Língua Portuguesa ou em área equivalente, conforme os registros no histórico escolar.
A inscrição é feita por meio de um formulário digital, onde os candidatos devem informar a maior nota de Língua Portuguesa nas séries do Ensino Médio ou por meio de certificação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A classificação será feita de acordo com a maior pontuação, com critérios de desempate pela maior idade, se necessário.
O certame é organizado pela Divisão de Ingresso Discente, sob supervisão da Pró-Reitoria de Ensino, e a Comissão Permanente de Processo Seletivo está responsável pela resolução de eventuais problemas. O resultado final da seleção será divulgado no dia 28 de janeiro de 2025.
As vagas contemplam cursos como Engenharia Florestal, Geografia, Letras, Pedagogia, Teatro, Turismo, entre outros.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte: Campo Grande News
Foto: Juliano Almeida