UEMS oferta auxílio emergencial para alunos em situação vulnerável
Universitários da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderão contar com um auxílio emergencial para o ano letivo de 2025, para alunos que vivem em situações que coloquem em risco sua permanência na universidade. O valor é de R$ 900.
Conforme o edital, serão 245 auxílios emergenciais/temporários para cursos presenciais, e 5 auxílios para os cursos EaD (educação a distância), e tem como público o aluno que ainda não está contemplado com outras modalidades de auxílios ofertados pela UEMS, e que comprove situação de vulnerabilidade socioeconômica que coloque em risco sua permanência na universidade.
O auxílio será concedido entre um e, no máximo, três meses, podendo ser recebido uma única vez durante o ano letivo. Para participar do edital, é necessário seguir os critérios abaixo:
- Ser acadêmico(a) regularmente matriculado(a) em cursos de graduação da UEMS, na modalidade presencial ou EaD, em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Comprovar renda per capita de até um salário mínimo e meio e renda familiar que não ultrapasse cinco salários mínimos, considerando a renda bruta familiar;
- Ter conta-corrente ou conta poupança, com Chave PIX em formato CPF cadastrada, em nome do(a) acadêmico(a);
A instituição entende por situação de vulnerabilidade socioeconômica a pessoa que está em estado de fragilidade, por motivos sociais, econômicos, ambientais ou outra forma de risco social. Além disso, não são aceitas contas salário e/ou contas conjuntas, sendo permitido conta em bancos físicos ou digitais, desde que os dados do comprovante bancário sejam enviados na documentação comprobatória.
O pagamento do auxílio tem vigência de até três meses, conforme o período em que for solicitado, sendo que seu pagamento é realizado sempre no mês subsequente ao da publicação da lista de contemplados.
Inscrições
Se você se encaixa nos critérios do programa e deseja participar, é preciso fazer a inscrição online até o dia 20/11/2025, através do formulário de inscrição (Clique aqui para acessar). O acadêmico, receberá a confirmação de sua inscrição por meio de e-mail informado no formulário socioeconômico. É de responsabilidade do(a) acadêmico(a) verificar se recebeu o e-mail de confirmação da sua inscrição.
Os auxílios serão concedidos a partir do parecer do SAS (Serviço de Atenção Socioassistencial), que aprovará ou não a solicitação mediante classificação da situação de vulnerabilidade apresentada pelo acadêmico, conforme os critérios do edital.
Redação: Impacto mais – Mirtes Ramos
Fonte: Portal Primeira Página
Foto: Divulgação/UEMS