Ouvidoria do MPMS implanta atendimento especializado às mulheres vítimas de violência
Desde julho de 2024, a Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) implementou um serviço especializado para atender demandas relacionadas à violência contra as mulheres no Estado. Esse canal foi criado em resposta aos altos índices de feminicídio no Brasil, conforme recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público.
O Promotor de Justiça Renzo Siufi, Ouvidor do MPMS, destaca que a Ouvidoria das Mulheres é um facilitador essencial para o atendimento de casos de violência de gênero. “Trata-se de uma resposta necessária aos índices alarmantes de violência sofrida pelas mulheres”, afirma o Promotor.
Escuta especializada – A Ouvidoria das Mulheres conta com uma equipe de profissionais formados em Serviço Social e Psicologia, oferecendo acolhimento, escuta qualificada, coleta de dados, orientações e encaminhamentos especializados, com o objetivo de direcionar de forma mais eficaz a atuação do MPMS e agilizar a chegada dos casos à rede de apoio e enfrentamento.
Talitha Falcão, assistente social da Ouvidoria, ressalta a importância do serviço: “A criação da Ouvidoria das Mulheres é crucial para a fluidez das demandas, permitindo um agir profissional mais direcionado e complementado”.
O psicólogo Tonny Padilla complementa: “É fundamental ter esse espaço sensível de suporte adequado para o manejo de demandas carregadas de sofrimento psicológico, pois contextos de vulnerabilidade e violência exigem um cuidado humanizado e particular”.
Para acessar o atendimento da Ouvidoria das Mulheres, as interessadas podem utilizar os canais disponíveis no portal do MPMS (www.mpms.br), preencher o formulário com um número de telefone para retorno, ligar para o número (67) 3318-2032 ou comparecer à sede da Ouvidoria na Avenida Ricardo Brandão, nº 232, Itanhangá Park, Campo Grande/MS.
Redação: Impacto Mais – Mirtes Ramos
Fonte e arte: Assecom MPMS