Por que Terra e Paixão ganhou o apelido de novela Frankenstein na Globo?
Novela das nove ganha remendos para emplacar seu Ibope
Terra e Paixão faz mudanças e ganha novos personagens – Foto: Montagem/NaTelinha
Na Telinha
Sandro Nascimento/UOL
São Paulo – Terra e Paixão passou por diversas reviravoltas em sua história desde a morte de Daniel (Johnny Massaro), na primeira semana de julho. As alterações nos rumos da novela das nove foram necessárias numa tentativa de elevar sua audiência e engajamento nas redes sociais. Porém, nos bastidores da Globo, a trama de Walcyr Carrasco ganhou a apelido de Frankenstein numa brincadeira aos remendos que o folhetim da saga da família de Antônio La Selva (Tony Ramos) sofreu para alavancar o horário nobre da emissora.
Além da morte de Daniel estar prevista para acontecer próximo ao capítulo 100 e foi antecipada, personagens que não constavam inicialmente na sinopse da novela foram incorporados Como o engenheiro Hélio (Rafael Vitti), que vai trabalhar na cooperativa de Lucinda (Débora Falabella); Nice (Alexandra Richter), que vai surgir como a única e verdadeira herdeira de Cândida (Susana Vieira) no bordel da cidade fictícia de Nova Primavera; e o retorno de Agatha (Eliane Giardine), mãe de Caio (Cauã Reymond), que era dada como morta. Todos esses personagens irão alterar os rumos iniciais da novela e trarão novos conflitos. Seus intérpretes foram convocados às pressas pela produção.
Esses remendos em Terra e Paixão e a descaracterização de alguns personagens fizeram com que a trama ganhasse o apelido nos bastidores de “Novela Frankenstein”, referência ao famoso thriller aonde um monstro vem à vida após ser montado com vários pedaços de cadáveres.