Ingressantes na Medicina pelo Prouni e Fies recebem jaleco
Tradicional cerimônia que marca o início da jornada dos futuros médicos acolheu ontem 37 calouros que ingressaram na Unoeste por meio dos dois programas.
Ingressantes na Medicina pelo Prouni e Fies recebem jaleco
Tradicional cerimônia que marca o início da jornada dos futuros médicos acolheu ontem 37 calouros que ingressaram na Unoeste por meio dos dois programas
Recepção calorosa em que os futuros médicos vestem o jaleco pela primeira vez contemplou 37 ingressantes por meio dos dois programas federais (Foto: Ector Gervasoni)
Alunos que já estão fazendo o primeiro ano de Medicina na Unoeste de Presidente Prudente e que conseguiram ingressar no curso por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), participaram no fim da tarde dessa terça-feira (25/04) dão tão aguardada cerimônia do jaleco. Normalmente, essa recepção calorosa em que os futuros médicos vestem o jaleco pela primeira vez ocorre no primeiro dia de aula. Mas como em fevereiro eles ainda aguardavam a divulgação dos resultados desses programas federais, e consequentemente os trâmites necessários para a realização da matrícula, a cerimônia voltada para eles foi realizada só agora pela Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), com apoio do Diretório Acadêmico (DA) Dr. José Hamilton do Amaral, Associação Atlética Professor Dr. José Carlos Prates, e Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA-Brazil).
Seguindo a tradição, a cerimônia do jaleco ocorreu no Teatro César Cava e foi conduzida inicialmente pela coordenadora geral da Medicina Prudente, Dra. Nilva Galli. Em nome do diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, ela deu as boas-vindas aos novos calouros. A entrega dos jalecos foi acompanhada por familiares, amigos e até colegas da turma que ingressaram no curso por meio do vestibular regular e já haviam participado desse momento simbólico em fevereiro. No total, 37 estudantes dos 40 beneficiados pelos dois programas federais (sendo 20 pelo Prouni e 20 pelo Fies), receberam os jalecos das mãos da coordenadora administrativa da Medicina, Dra. Ilza Martha de Souza, e da professora responsável pelo 1º termo, Sueli Cristina Schadeck Zago. Os outros três alunos beneficiados mas que ficaram de fora da cerimônia, optaram em começar o curso no próximo semestre letivo.
A presidente do DA, Roberta Brinholi, explicou que desde a gestão de 2022 o Diretório Acadêmico tem se empenhado nessa realização da cerimônia também voltada aos ingressantes pelo Prouni e Fies. Para ela, o momento é uma forma de acolhê-los de “igual pra igual”. “Isso faz com que eles acabam se sentido mais integrados na faculdade, desfazendo aquele estigma de que somente quem entrou pelo vestibular regular da Unoeste participa desse tipo de cerimônia. Dessa forma todos têm a oportunidade de subir ao palco, receber e vestir o jaleco. Em relação ao acolhimento, essa é uma das funções principais do Diretório Acadêmico: acolher alunos de todos os termos, ouvi-los, ajuda-los nas dificuldades que poderão apresentar ao longo do ano letivo e fazer com que eles se sintam em casa mesmo. Foi gratificante ontem poder ver os pais felizes, tirando fotos, sorrindo pela conquista dos seus filhos. Momento muito especial e que com certeza fica marcado na vida de todo mundo, já que esse é apenas o primeiro passo na longa trajetória de seis anos da graduação”, ressaltou.
Felicidade que não se mede
De Apucarana, no Paraná, a estudante Amanda Marques Massey, de 24 anos, estava entre os 37 estudantes que receberam o jaleco oficialmente ontem. Ela foi contemplada pelo Prouni. Durante a cerimônia, ela foi surpreendida por duas colegas de turma que entraram pelo vestibular regular e que ela já considera suas amigas, com um lindo buquê de flores a parabenizando pela conquista. “Esse momento significa tudo. Tentei tanto, seis anos tentando porque dificilmente eu desisto de alguma coisa. Coloquei na minha cabeça que ia passar e agora consegui. Fico até emocionada só de lembrar”, contou a jovem que sonhava em cursar Medicina desde que era criança e pretende trabalhar na área de urgência e emergência.
As duas amigas que a acolheram na sala, Isabela Pradebon e Clara Helena Antônio, ambas de 20 anos, compartilhavam da felicidade da Amanda. “A Clara deu a ideia do buquê e a gente já tinha formado essa amizade. Concordei, também achei que seria muito importante justamente pelos pais dela não poderem estar aqui. É também uma forma de dizer que estaremos sempre juntas, as três amigas unidas até o fim”, revelou Isabela. “Me emocionei na minha cerimônia, e fiquei agora de novo na da Amanda. Ela tentou tanto e eu me coloco no lugar dela. Na minha cerimônia eu estava sozinha e é um sentimento ruim não poder ter os pais por perto porque moram longe. Então eu pensei: ‘nossa, seria uma coisa que eu gostaria que fizessem por mim. Vou fazer por ela. Isa topou e fizemos pra deixa-la feliz’”, complementou Clara.
A também acadêmica Maria Eduarda dos Santos Rodenas, de 19 anos, conseguiu ingressar no curso da Unoeste por meio do Prouni. Ela é de Prudente e por isso a tia Ana Maria dos Santos e o primo Diego Matheus puderam acompanhar de perto a entrega do jaleco dela. “Pra nós é tudo, tá todo mundo feliz lá em casa, a mãe dela que não pode vir, todo mundo. A gente nem acredita que ela já está fazendo Medicina. Por mais que ela lutou, a gente sempre ficava com aquele pé atrás, parecia distante. Então é só alegria. A Maria Eduarda é muito empenhada e pra mim vai ser a melhor médica”, declarou a tia, em tom de satisfação.
Maria Eduarda lembrou toda a luta que foi pra chegar até esse momento. “É um marco esse momento. Eu sai do ensino médio, fiquei dois anos no cursinho, esperei e lutei muito pra estar aqui. Eu sempre brinco que se alguém me cutucar e mandar eu acordar, eu não vou acordar porque eu estou sonhando. Estou vivendo meu sonho de sempre e de um dia poder dar orgulho para a minha a família. E saber que daqui alguns aninhos eu vou me tornar a primeira médica da família, é só felicidade e gratidão”, disse emocionada.
Para quem ainda está no ensino médio, sonha um dia em poder cursar Medicina, a estudante que inicialmente mira a área da ginecologia dá o recado de que é possível sim concretizá-lo, mesmo que as condições financeiras da família não sejam tão favoráveis assim. “Aconteceu comigo. Sei que não é fácil, é uma batalha, eu vim de escola pública a vida toda. Só que assim, quem quer não desiste. Tentei por duas vezes mas não desisti. E consegui agora na minha terceira tentativa. Então se eu pudesse dar qualquer conselho, diria que Deus não coloca nada no nosso coração que a gente não consiga realizar. Eu sempre tive isso, Deus falava comigo que uma hora ia acontecer. E aconteceu no momento certo porque acredito que se acontecesse antes, eu não sei se teria maturidade suficiente para lidar com o curso”.
Vestibular Medicina
E você? Também sonha em fazer Medicina na Unoeste? Então não perca tempo e aproveite as inscrições do Vestibular de Medicina nos campis de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Em Jaú, a prova será realizada no dia 17 de junho, um sábado, a partir das 13h, no campus da universidade que fica próximo ao Shopping Território do Calçado. No campus da Unoeste em Guarujá, a prova será no dia seguinte, 18 de junho, domingo, às 9h. Já em Presidente Prudente no dia 25 de junho, um domingo, também às 9h, no campus 2 da Unoeste. As inscrições aos interessados estão abertas e podem ser feitas neste link.
** Com informações da Assessoria