ícone do tempo
Campo Grande °C

Campo Grande assina declaração das cidades e reafirma compromisso com um futuro mais sustentável

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), participa nesta semana do Congresso Mundial do ICLEI 2024 em São Paulo-SP. Com o tema “Transformando Compromissos em Ação”, o evento tem como foco o avanço do desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação equitativa aos desafios locais e regionais.

O Congresso Mundial do ICLEI ocorre a cada três anos e reúne representantes de cidades, municípios e regiões associadas, outros governos locais e regionais, agências internacionais, governos nacionais, setor privado e demais parceiros institucionais. Mais de 135 prefeitos e prefeitas de todo o mundo estiveram na cerimônia de abertura. A expectativa é que durante o evento participem mais de 1.200 participantes de 85 países.

Durante a cerimônia de abertura, ocorrida na noite de terça-feira (18), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, a secretária de Relações Institucionais de Buenos Aires – Argentina, Ana Ciuti, apresentou a “Declaração das Cidades – Compromisso Regional em Ação”, um documento que representa o compromisso conjunto de cidades sul-americanas em direção a um futuro mais sustentável e reconhece a necessidade iminente de agir com urgência e determinação diante da atual ameaça representada pela emergência climática em nossa região.

Campo Grande foi uma das nove cidades brasileiras signatárias da declaração, sendo a única do Centro-Oeste brasileiro, que contou ainda com municípios da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

“Campo Grande se une a outros municípios sul-americanos em prol do esforço coletivo para garantir um mundo mais seguro e mais justo para as próximas gerações. A Capital avança em um caminho de resiliência e sustentabilidade, reafirmando o compromisso com o meio ambiente”, destaca a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

Em novembro de 2023, o Município de Campo Grande se filiou ao ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives), uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A rede conta com especialistas que trabalham juntos com os governos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Conheça a declaração na íntegra: https://americadosul.iclei.org/wp-content/uploads/sites/78/2024/06/declaracao-de-cidades-pt.pdf .

Texto e foto: PMCG Notícias

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta