ícone do tempo
Campo Grande °C

Campo Grande fortalece movimentos comunitários com gestão mais participativa da história

Prefeitura de Campo Grande

Nesta sexta-feira, 5 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário, instituído por meio da Lei nº 11.287/2006. Essa é uma data para homenagear os responsáveis por estabelecer conexão direta entre população e poder público, na elaboração de ações e projetos que beneficiam os bairros e moradores das regiões em que atuam.

Como forma de reconhecimento a esses homens e mulheres que dedicam seu tempo em prol da comunidade, a Prefeitura de Campo Grande tem realizado diversas atividades e implementado políticas que visam a otimização dos resultados dessa parceria.

“Nós entendemos o quanto esses líderes são importantes para que a nossa cidade cresça, se desenvolva e para que possamos atender a cada região, cada bairro, dentro de suas necessidades. As indicações dessas lideranças são determinantes para que sejam feitas melhores entregas e mais assertivas para a nossa cidade, já que eles, como representantes de suas comunidades, ajudam a identificar as prioridades de cada região”, afirma a prefeita Adriane Lopes.

Dentro do organograma da Prefeitura foi criada em fevereiro de 2021, a Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), com o objetivo de atuar no fomento e articulação dos movimentos comunitários em todas as regiões da cidade. Para isso, disponibiliza uma estrutura completa que oferece desde espaços para reuniões, cursos de capacitação para lideranças, assessoria contábil, assessoria jurídica e orientações para elaboração de projetos sociais às lideranças e associações de moradores da Capital.

“Uma das preocupações da atual gestão é capacitar e prover ferramentas para presidentes de bairros e presidentes de clubes de mães, e temos feito isso através do Programa de Capacitação de Lideranças Comunitárias, o Prolic, que já contemplou mais de 230 líderes, dando a eles o entendimento necessário sobre processos burocráticos de documentação, de planejamento e organização dos trabalhos realizados pelas associações”, salienta o titular da Suasc, Chiquinho Telles.

Conforme apontam os números da Suasc, por meio da parceria entre a prefeitura e essas lideranças, de 2022 até agora, 1.250 pessoas já participaram de oficinas voltadas para a ocupação e geração de renda nas mais diversas áreas como manicure e pedicure; maquiagem e designer de sobrancelhas; produção de biscoitos e balas baianas; ovos de páscoa; panetone e cookies; artesanato em E.V.A; bordado; fabricação de geleias; legumes em conserva; salgados e pães caseiros.

“Essas oficinas têm acontecido nas sedes das associações, no seio das comunidades, descentralizando as ações, promovendo a valorização dessas lideranças, levando conhecimento, auxiliando no resgate da autoestima das pessoas e oferecendo condições para a geração de renda”, destaca a Prefeita.

Com um modelo de governo participativo, a Prefeitura de Campo Grande tem implementado planos de bairros, projetos desenvolvidos diretamente com os presidentes das associações para listar necessidades e elencar prioridades nas sete regiões urbanas. O modelo já é uma realidade em 74 bairros da cidade, alcançando cerca de 800 parcelamentos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta