ícone do tempo
Campo Grande °C

Leitor encontra um mundo surreal, mas estranhamente familiar, na HQ ‘A Ausente Ordem das Coisas’

Livro terá lançamento aberto ao público e será distribuído para a Rede Estadual de Ensino

Visualização da imagemUm mundo fantástico se apresenta no mais recente lançamento do artista visual, escritor e muralista Fabio Quill. Em sua nova história em quadrinhos, ‘A Ausente Ordem das Coisas’, um grafiteiro é engolido por uma mulher enquanto colore os muros da cidade. A partir disso, uma sequência de acontecimentos o conduzem a um universo surreal onde lendas preparam-se para um iminente conflito, mesclando as mais variadas referências da cultura pop, das mitologias antigas e até mesmo do Mato Grosso do Sul.

Em uma obra repleta de metáforas, Quill leva o leitor a uma viagem por um mundo fantástico onde tudo acontece de forma rápida, intensa e com riqueza visual graças ao traço original do autor. A história acontece em três atos: Sentidos, Advento e Contemplação, e por vezes chama atenção do leitor ao apresentar situações e personagens familiares. “Este livro assim como o nosso imaginário é composto de referências, arquétipos e influências. Essas diversas facetas que nos compõem e nos atravessam é sempre próxima, familiar, como quem a gente ama, o que gostamos de ler, ouvir, assistir, consumir, e também aquilo que se faz presente mesmo sem a gente querer”, explica.

Visualização da imagemEsses elementos que parecem familiares e que fazem parte do imaginário coletivo podem ser percebidos principalmente pelo público sul-mato-grossense. Apesar de ser paulistano, Quill mora em Campo Grande desde 2017 e se inspira em elementos da cultura regional também para essa nova história. As árvores do Cerrado e a guavira estão ali, junto de elementos da cultura pop, e a lenda urbana da Bruxa da Sapolândia, que aterrorizou gerações de crianças campo-grandenses dos anos 1970 aos 1990, também inspira uma personagem que promete estremecer o leitor.

A HQ ‘A Ausente Ordem das Coisas’ é o primeiro trabalho da Avuá Edições, um selo editorial criado para potencializar a produção literária sul-mato-grossense e idealizado por Fábio Quill e a preparadora de texto Mayara Dempsey. O prefácio leva a assinatura do escritor Henrique Komatsu, que já foi parceiro de Quill em trabalhos anteriores e indicado ao prêmio Jabuti em 2021, com o livro de contos ‘Ototo’.

Visualização da imagemA obra será lançada no dia 10 de maio, no Sesc Cultura, às 19 horas, com bate papo com os envolvidos na produção do livro. A mediação fica por conta do jornalista Daniel Rockenbach, organizador do grupo de leitura Vórtice Literário. O lançamento é aberto ao público e ‘A Ausente Ordem das Coisas’ estará à venda durante o evento, além de outras publicações de Fabio Quill.

Acesso – A ‘Ausente Ordem das Coisas’ é um projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS e 210 cópias serão distribuídas a professores e bibliotecas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. “Acreditamos que essa é uma maneira de democratizar o acesso à literatura para todos e também de valorizar as histórias em quadrinhos como boas opções de leitura, uma vez que esse é um gênero importante e tão presente na vida das pessoas”, pontua Quill.

A HQ está em pré-venda pelo site https://www.catarse.me/a_ausente_ordem_das_coisas_ , onde é possível encontrar ainda outras obras de Fabio Quill, como Janela da Alma, Onírica Amálgama e a Casa Baís. Essas últimas renderam ao artista indicações ao Prêmio HQMIX, um dos mais importantes do quadrinho nacional, em 2020 e 2022, chegando a ser finalista. O livro tem 120 páginas, colorido e capa em brochura.

Para saber mais sobre o livro e sobre a Avuá Edições, acesse https://www.instagram.com/avuaedicoes/

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta