Alojamento da Cidade Universitária da UFMS é ampliado e oferece mais conforto aos estudantes
Fotos: Álvaro Herculano
Mirtes Ramos
O alojamento da Cidade Universitária, localizado no Estádio Morenão, foi ampliado para melhorar a estadia dos estudantes do curso de graduação em Educação do Campo. A obra foi inaugurada nesta terça-feira, 25, com a presença da vice-reitora Camila Ítavo.
“Este alojamento melhora as condições de permanência do estudante, aqui eles usam o Restaurante Universitário, têm acesso à biblioteca física porque a digital eles já têm e conseguem realizar o grande sonho de se formar licenciados na Educação do Campo para fortalecer a aprendizagem em si nas comunidades rurais”.
O setor feminino ganhou sete novas beliches, geladeira, e mesa com cadeiras. Atualmente, o curso de Educação no Campo tem matriculados 36 mulheres e 18 homens. A diretora da Faculdade de Educação, Milene Bartolomei Silva, explica que as aulas são baseadas na pedagogia de alternância em que os estudantes passam uma semana na Universidade e outros períodos nas comunidades rurais.
“Os estudantes vem de fora, eles andam muitos quilômetros para chegar até a Universidade e ficam mergulhados durante uma semana inteira. Então, para isso, para que tenha essa qualidade de vida e de estudo, para adquirir conhecimento é necessário que eles tenham um espaço adequado, digno”, complementa a diretora.
A estudante Alessandra de Santana, mora a 70 quilômetros da Cidade Universitária e utiliza o local durante a estadia em Campo Grande.
“Esse espaço que a UFMS cede pra gente eu acho de grande valor porque a gente sai do estudo e tem um lugar pra descansar. Quando eu entrei era só um e agora tem esse novo. Agora quando a gente chega da aula temos como estudar dentro do quarto. É só gratidão mesmo, é uma soma muito boa”, ressalta a estudante.
A alojamento também atende estudantes de outros câmpus e participantes de eventos e ações realizadas na Universidade.