ícone do tempo
Campo Grande °C

Segundo Rinaldo Modesto, o principal objetivo da política é realizar sonhos

Deputado estadual pelo Podemos, Rinaldo Modesto fez um resumo de sua trajetória pessoal e profissional durante um bate-papo com o jornalista Eli Sousa, no Programa A Bronca do Eli. Segundo ele, a função primordial da classe política é fazer com que as pessoas alcancem a promoção da cidadania em sua plenitude, garantindo a manutenção dos direitos assegurados pela Lei e possibilitando que conquistem seus objetivos de vida.

“Eu comecei como vice-presidente de bairro, depois presidente, depois vereador, chegando também na Assembleia Legislativa. O tempo vai passando e você vai amadurecendo. A gente percebe que agora, com esse avanço da tecnologia, todas as pessoas, independente da sua formação socioeconômica, da questão também cultural, está todo mundo ligado, simultaneamente, com todos os acontecimentos. E a gente tem que estar atento ao clamor da população e procurar realmente fazer o melhor para realizar efetivamente os desejos da sociedade”.

Para Rinaldo, o objetivo principal da política é realizar sonhos. “É fazer com que as pessoas alcancem a promoção da cidadania na sua plenitude, e cidadania na plenitude significa você ter os seus direitos assegurados. Esta é a função primordial da classe política”, destaca o entrevistado, que foi eleito vereador em 2004 e, apenas dois anos depois, assumiu como deputado estadual. “Ou seja, estou no quinto mandato”.

Durante o bate-papo, Rinaldo comenta que alcançou notoriedade através da educação. “Eu sou fruto da transformação que a educação nos proporcionou. Sou filho de uma professora aposentada, que também foi convocada, até porque os concursos públicos, quem já passou de 50 anos como nós, sabe muito bem que não tinha concurso, então era tudo indicado, nomeado, e a minha mãe aposentou como professora nessa modalidade, então eu não poderia em momento algum negar o meu próprio nome, segundo, negar a minha história”, afirma o deputado estadual, referindo-se ao projeto de lei apresentado por Reinaldo Azambuja que reduziria pela metade o salário dos professores convocados.

“Diminuir o salário daquele que Deus deu a missão tão nobre de formar cidadãos, que é o professor, eu votei contra”, frisa o deputado, que na época era líder do Governo na Assembleia. “Em relação agora a minha saída do PSDB, isso não muda nada. Até agora todos os projetos que o governador Eduardo Riedel – que inclusive tem feito um bom trabalho – tem apresentado na Assembleia, a gente tem votado com muita tranquilidade”.

Rinaldo também comentou sobre a época que vivia no distrito de Culturama. “Quem morava naquela região só tinha um caminho: acordar, pegar a enxada e ir para a roça. Todos nós trabalhávamos na lavoura. A região da Grande Dourados foi a primeira reforma agrária de verdade que aconteceu no Brasil, na época do Getúlio Vargas. Eu nasci ali na 8ª linha, no município de Glória. Com 8 anos de idade eu fui para a 9ª linha, lá perto do Rio Dourados, município de Fátima do Sul, e sempre trabalhando na roça. Aí fomos para Culturama, distrito de Fátima do Sul, e com 15 anos de idade, depois de uma frustração, de uma lavoura de algodão que eu plantei e não deu para comprar uma bicicleta, eu falei: pai, estou indo embora”.

Foi então que Rinaldo veio para Campo Grande. “Eu tinha uma tia que morava aqui em Campo Grande, e vim parar no bairro Dr. Albuquerque, ali atrás da Coca-Cola, onde a minha tia morava. Eu comi muito daquela comida que o governo dava, o panelão. Era uma época difícil, mas muito difícil. E não tinha emprego, eu trabalhava de bico, um servente de pedreiro aqui e ali, e aí entrei como cobrador de ônibus em 1982. Já em 84 eu servi a aeronáutica. Saí de lá e entrei na Universidade Federal, onde eu tenho um vínculo empregatício até hoje. Completo 39 anos de UFMS em 1º de julho, mas eu entrei como vigilante”.

Dois anos depois, ele prestou concurso para a área administrativa, formando-se na área da Educação e também em Direito. “Dei aula como professor convocado no Estado e depois enveredamos, a pedido da comunidade, como liderança comunitária, no conjunto Parati, região do Aero Rancho, e fui eleito vereador”.

Confira a entrevista completa:

Da Redação

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta