Elon Musk está criando IA rival do ChatGPT para ‘salvar a humanidade’
O bilionário Elon Musk disse que está trabalhando no “TruthGPT”, que é uma Inteligência Artificial (IA) para evitar a extinção da humanidade. Musk afirmou que a ferramenta “buscará a verdade” e será uma alternativa ao popular ChatGPT.
“Vou começar algo que chamo de TruthGPT ou uma IA máxima de busca da verdade que tenta entender a natureza do universo”, revelou o dono do Twitter ontem (17) em entrevista à Fox News.
“Acho que esse pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos porque somos uma parte interessante do universo”, acrescentou.
O empresário defendeu que o assunto é vital e que nem todo mundo tem dado a devida importância. De acordo com ele, o trabalho que a humanidade fará com IAs definirá o nosso futuro enquanto espécie.
“A IA é mais perigosa do que, digamos, um projeto de aeronave mal administrado ou a produção de um carro ruim no sentido de que tem o potencial, por menor que se considere essa probabilidade, mas não é trivial, de destruição civilizacional”, profetizou.
Controle das IA
Elon Musk foi um dos proponentes do documento que solicitou aos laboratórios de IA a pausa imediata no treinamento de sistemas mais poderosos do que o recém-lançado GPT-4, da OpenAI.
“Os sistemas de IA contemporâneos estão se tornando competitivos em tarefas gerais, e devemos nos perguntar: devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade?”, dizia trecho da carta, que foi assinada por outros grandes executivos como Steve Wozniak, cofundador da Apple.
Na entrevista para a Fox News, Musk disse que uma vez se encontrou Barack Obama quando ele ainda era presidente dos EUA e que o tema da reunião foi justamente inteligências artificiais.
“Eu vi isso acontecendo bem antes do GPT-1 e é por isso que tentei alertar o público por anos”, pontuou. “A única reunião que tive com Obama como presidente, usei não para promover a Tesla ou a SpaceX, mas para encorajar a regulamentação da IA”, finalizou.
** Com informações da Tecmundo