9 de novembro de 2024

Oryx, em Doha: por dentro de um dos hotéis em aeroportos mais luxuosos do mundo

Localizado no Aeroporto Internacional de Hamad, hotel é a opção para passageiros em conexão que buscam dormir por algumas horas ou descansar em um spa antes do próximo voo

Foto: Amer Sweidan

Precisa de ajuda para encontrar um hotel dentro do aeroporto de Doha? Procure o ursinho de bronze de 7 metros de altura e vire à direita na loja Hermes.

Os passageiros em trânsito pelo Aeroporto Internacional de Hamad, na capital do Catar, podem optar por sair do aeroporto e participar de um passeio gratuito por algumas das atrações mais famosas de Doha, como o Souq Waqif e o Golden Masjid.

Mas outros podem optar por reservar um quarto no Oryx, um hotel da Qatar Airways convenientemente localizado perto dos portões C, D e E.

Como um luxuoso hotel em um aeroporto de luxo que se classifica regularmente no topo da lista anual da Skytrax entre os melhores do mundo, não é exagero dizer que este poderia ser um dos hotéis de trânsito mais luxuosos do planeta.

Se você puder localizá-lo.

Como o órix, uma espécie de antílope nativa do Oriente Médio, é o logotipo da Qatar Airways, o nome é usado em todo o aeroporto, causando às vezes efeito confuso.

Um exemplo: a sala Oryx fica apenas um andar (o segundo) abaixo do hotel Oryx (o terceiro), o que significa que um funcionário é empregado no lobby do hotel para ajudar os viajantes perdidos.

Para fazer o check-in, os passageiros devem apresentar o passaporte e o cartão de embarque. Doha é um “aeroporto silencioso”, o que significa que não há anúncios de voz sobre os portões de embarque e os passageiros devem usar telas ou aplicativos de celular para descobrir para onde ir.

Eles também terão que desembolsar cerca de US$ 450 por estadia, muito mais caro do que uma diária normal em Doha.

Os funcionários da recepção do hotel são eficientes e prestativos. Como apenas passageiros em trânsito são acomodados, a recepção verifica os itinerários dos passageiros e oferece um serviço de despertador para garantir que eles estejam acordados a tempo para o próximo voo.

“O Aeroporto Internacional de Hamad opera 24 horas por dia, sete dias por semana, então todos os pontos de contato com passageiros seguem a mesma escala de trabalho”, disse Badr Mohammed Al Meer, diretor de operações do aeroporto.

“Nós nos esforçamos constantemente para oferecer as melhores experiências sob medida para os viajantes, incluindo nossas ofertas de hotéis no aeroporto. Queremos oferecer aos viajantes uma experiência inigualável com um apelo de luxo que é sinônimo de todo o aeroporto”.

Combinando sabedoria

O Oryx é o único hotel dentro do próprio aeroporto, tornando-se uma escolha lógica para aqueles com escalas mais curtas (por lei, as estadias em trânsito no aeroporto devem ser inferiores a 24 horas). E também há formas de aproveitar o hotel sem reservar um quarto.

Os viajantes podem acessar o “centro de vitalidade” do Oryx por 175 riais (US$ 48) por pessoa por até quatro horas.

Esta zona focado no bem-estar, um piso acima dos quartos, dispõe de campo de squash, simulador de golfe, spa, hidroterapia e jacuzzis, e também piscina.

Desenhos geométricos prateados são um motivo proeminente em todo o aeroporto, e isso continua na piscina, cuja água azul brilha contra a luz que entra pela forma de treliça das paredes e teto de metal.

Embora no Catar existam alguns códigos de vestimenta em praias públicas, o hotel é de propriedade privada, o que significa que os hóspedes podem usar trajes de banho ocidentais. Eles também podem pedir um coquetel à beira da piscina, pois o álcool também é permitido aqui.

Ao contrário do hotel, que funciona 24 horas, o centro de vitalidade fecha das 2h às 6h da manhã. O acesso a essas áreas é gratuito para os hóspedes do hotel, embora você tenha que pagar pelos tratamentos de spa.

Os tratamentos são projetados especificamente para viajantes, como uma massagem para pés cansados e um tratamento facial que trata o ressecamento causado pelo ar reciclado do avião.

Graças ao papel de Doha como um importante centro de trânsito global, alguns convidados repetem sua visita ao Oryx.

Um deles é Jane Jones, uma agente de viagens canadense que recentemente passou uma escala de 12 horas dormindo e nadando no Oryx. Foi a segunda vez que ela foi; na primeira, ela fez uma escala mais curta e optou por um passe para piscina e academia.

Jones, que estava indo de férias para a Tailândia em janeiro, chama os serviços do hotel de “excelentes”.

“Uma coisa que apreciei especialmente foi o conforto”, disse ela. “Fiquei agradavelmente surpreendida com a qualidade do quarto”.

Para ela, os pontos fortes foram a rápida conexão Wi-Fi gratuita, que lhe permitia trabalhar um pouco antes do voo, e a grande variedade de opções, especialmente treino com pesos e cardio, na academia. “Eu certamente faria isso de novo”, acrescenta.

Os quartos

Existem 100 quartos no hotel, todos distribuídos por um andar. Considerando que uma média de 40 milhões de pessoas passam pelo Aeroporto Internacional de Hamad todos os anos, os quartos do Oryx recebem alta demanda.

É altamente recomendável reservar com antecedência. Pessoas cujos planos mudaram ou lidando com cancelamentos de última hora podem ir até a recepção e ficar em uma longa fila para tentar conseguir um quarto, mas aqueles que reservaram podem seguir em frente e fazer o check-in sem problemas.

Os quartos do Oryx são luminosos e espaçosos. As paredes são simples e de cor creme, com salpicos ocasionais de vermelho ou ouro, enquanto a roupa de cama e as toalhas são brancas e super limpas. Em geral, o design cria uma sensação de leveza.

Existem quatro tipos principais de quartos: superior (com uma cama de casal), deluxe (uma cama de casal e uma de solteiro), família (três camas) e suítes executivas (uma cama de casal, mas mais espaço), além de uma luxuosa suíte presidencial com sala privativa e lavabo.

As comodidades tornam os quartos confortáveis para descansar e recarregar as energias. Cada quarto tem uma chaleira para fazer café e chá, duas garrafas de água gratuitas e um grande chuveiro com ducha de efeito chuva, ideal para relaxar entre os voos.

Existem ainda outros serviços hoteleiros habituais: cabides, ferro de passar, secador de cabelo, roupões e chinelos. No banheiro, dispensadores de xampu e escovas de dente descartáveis permitem que você não precise tirar nada da mala para se refrescar.

Nos quartos há plugues internacionais e portas USB. E apesar da sensação arejada e aberta nos quartos e espaços comuns, há uma área crítica onde as coisas parecem pesadas: as cortinas das janelas.

Os quartos do Oryx podem ser escurecidos ao máximo, apesar de o sol de Doha brilhar lá fora. E uma boa noite ou tarde de sono pode ser o maior dos luxos.

** Com informações da CNN Brasil

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta