Estradas danificadas, árvores e muros caídos: “Até postos da área rural foram ao chão” afirma secretário de Desenvolvimento de Bataguassu
Por: Jota Menon
“Hoje está sendo um dia muito complicado para o Executivo Municipal, porque durante a madrugada, com o temporal que caiu no município, tivemos muitos problemas de infraestruturas como estradas destruídas, muros caídos, umas centenas de árvores caídas, até postos de propriedades rurais foram ao chão por conta da intensidade da chuva”. A afirmação é do secretário, titular da Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Bataguassu.
Entrevistado no programa “Bronca do Eli”, na manhã desta segunda-feira, 17, na Rádio Pontal FM, com transmissão simultânea pelas demais rádios do Grupo Impacto Mais de Comunicação, Mario Miguel destaca a orientação do prefeito Akira Otsubo para solucionar os casos mais urgentes.
“O prefeito Akira já nos determinou, a todos os secretários, e, a partir desta manhã, estaremos atacando todos os pontos que estão impossíveis de serem utilizados, até mesmo como prédios públicos que sofreram com essa terrível tempestade que nos assolou” disse ele pedindo à população paciência e compreensão. “Com certeza nos próximos dias a administração deixará tudo regularizado para que a população possa usufruir”, enfatiza.
Ainda sobre a tempestade ocorrida na cidade, Mario Miguel afirma que esteve próximo ao prédio da Polícia Rodoviária Federal durante a manhã e constatou que ali deve ter passado um pequeno tufão, tornado ou ciclone. Segundo ele, em uma faixa de 4 km o vendaval levou tudo o que encontrava pela frente. “O prédio da Polícia, um posto de gasolina, propriedades rurais foram atingidas, com árvores, postes, galho. A energia elétrica, a internet sofreram interrupções. São muitos os danos materiais” descreveu o secretário.
Mário Miguel disse que já estão trabalhando em parceria com a Energisa e as empresas de internet, realizando serviços de emendas de cabos elétricos, trocando postes, tirando árvores do caminho.
INCENTIVO – Com relação às empresas que estão chegando em Bataguassu, Mario Miguel fala sobre os incentivos fiscais para geração de emprego e renda, “Nem tudo são coisas ruins, também temos coisa boas para mostrar aos munícipes. A nossa cidade está sendo procurada diariamente, semanalmente, por pequenos, médios e grandes empresários que buscam o que Bataguassu tem para oferecer” frisa.
Segundo o secretário, Bataguassu é a bola da vez dentro do Bolsão e do Vale do Ivinhema. “Empresas de grande porte, como Termoiso, em construção, a Sodrugestvo, em funcionamento, o Hamburger do Marfrig, em operação, a Concreart está em construção, a Copagril e a Fanfértil, aguardando a área que nos pedirem, e mais uma centena de empresas que estão interessadas no município mostra o potencial de nosso muncípio” relaciona.
Ele também destaca o crescimento do setor do agronegócio. “No agronegócio temos a soja, o amendoim, o eucalipto, o milho e a mandioca” diz. E acrescenta: “A Midu, inaugura mais uma fábrica agora no meio do ano e, anexo a ela, uma fábrica que, com o resíduo do amido, vai fabricar artefatos de plástico”.
Mário Miguel diz que a população de Bataguassu pode se sentir gratificada, porque aquele que queira empreender, crescer e se certificar basta procurar a Prefeitura que não medirá esforços para trazer novos empreendimentos ao município que terão apoio para a terraplanagem do terreno, isenção de ISS e IPTU e outras vantagens iniciais. “Podemos fazer um canal de comunicação entre o município e o Governo do Estado, para isenção do ICMS; junto a Energisa para o melhoramento de rede que vai a empresa interessada. Bataguassu, através do prefeito Akira, está apta para receber todos que queiram investir na nossa região” enfatiza.
“Não sabemos mensurar a quantidade de geração de empregos no município hoje, mas existem vagas disponíveis na Casa do Trabalhador para aqueles que estão em busca de realocação. Na parte do turismo, temos centenas de pessoas, nas pousadas, hotéis, nas beiras dos rios, temos tido visão para essa situação, e estamos trabalhando junto ao prefeito Akira para termos uma Bataguassu melhor para todos”, conclui.