ícone do tempo
Campo Grande °C

“Vivemos um grande momento de parceria”, aponta Vander sobre relação entre governos estadual e federal

Em entrevista para o Programa A Bronca do Eli, o Deputado Federal Vander Loubet (PT), falou sobre a responsabilidade e dedicação ao longo de seis mandatos seguidos no cargo, possibilitando a viabilização de recursos importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “É um orgulho muito grande ser o único deputado com seis mandatos seguidos, mas ao mesmo tempo, a responsabilidade é cada vez maior, porque as pessoas têm uma expectativa com relação ao seu mandato. Eu sou uma pessoa que se dedica muito aos mandatos. Eu estou no sexto com a mesma intensidade do primeiro”, afirma o deputado, que marca presença nos municípios.

“Eu articulo muito lá em Brasília, no sentido de trazer os investimentos para os nossos municípios. E agora muito mais, porque quando você está no governo, a expectativa e a responsabilidade é muito maior. Eu sou o coordenador da bancada federal. Faço essa interlocução com o governo Riedel, e a gente trabalhou muito no ano passado para construir aqui no Estado, no Brasil todo, o novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que volta com muita força, são investimentos para os municípios. O presidente Lula tem muito claro que o cidadão mora no município, que o Estado está muito distante dele, e é lá que esses investimentos precisam chegar”, comenta Vander.

“Só aqui no Estado, já temos os investimentos para a Saúde, para Educação, para Cultura, ou seja, 57 municípios já foram contemplados, com novas escolas, com o Ceinfs, na área da Cultura, com os pontos de Cultura, na área da Saúde, com equipamentos e outros investimentos. O presidente Lula tem tido um comportamento, que foi desde o primeiro mandato, independente de qual partido seja o prefeito, isso não tem interferência no sentido do envio de investimentos. Pelo contrário, todos os municípios que se cadastraram e se habilitaram, nós conseguimos viabilizar. Os Institutos Federais, está indo para Paranaíba, outro para Amambai”.

Conforme o deputado, Chapadão do Sul possui mais de 15 milhões do Governo Federal provenientes do PAC. “E a gente sabe que ali é o berço do bolsonarismo, foi a resistência do bolsonarismo. Agora, R$ 5,5 milhões para fazer o recapeamento daquele aeroporto, que na época do Zeca, que eu era secretário, nós viabilizamos. Nós conseguimos com o ministro dos Portos e Aeroportos, esse investimento que já será licitado nesse primeiro semestre e nós queremos começar essa obra, que é um aeroporto regional, que atende não só aquela região do bolsão todinho, mas o lado de Goiás. É um aeroporto importante para o desenvolvimento e para os investimentos em empresas que estão indo para aquela região”, aponta.

“Ou seja, o nosso governo, o governo do presidente Lula, tem tido esse comportamento desde o primeiro dia. Eu sou o vice-presidente da Frente Parlamentar Brasil e China. Estive com o presidente Lula naquela visita, e nós falávamos que não poderia ficar concentrado na mão de quatro ou cinco frigoríficos. A China abriu 38 novas plantas. Sabe o que isso significa? Significa R$ 10 bilhões a mais na balança comercial, que o Brasil vai ter nas exportações. Para o produtor, significa emprego, para o criador, que produz o bezerro, para quem é invernista, para as plantas frigoríficas, ou seja, toda a cadeia da carne vai se beneficiar. E isso é bom para nós porque gera mais empregos”.

Para Vander, o país vive um grande momento. “Todo mundo tinha expectativa que o mercado brasileiro ia crescer 1% no ano passado, mas cresceu três. A expectativa para esse ano é de três a quatro. Isso é mais emprego, mais recursos, mais investimento para os programas sociais, mais investimento em infraestrutura. Ou seja, eu acho que a gente vive grande momento de parceria. O presidente Lula esteve aqui, e o governador Riedel fez um discurso muito importante mostrando o quanto nosso Estado está ganhando em função de estarmos aliados. E a nível nacional, a bancada do PSDB também tem nos ajudado muito nas votações importantes para o Governo Federal, para a gente poder viver esse grande momento do governo Lula, principalmente nos programas e agora nas execuções de tudo aquilo que a gente prometeu na campanha”.

Confira a entrevista completa:

Texto e foto: Da Redação

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta