ícone do tempo
Campo Grande °C

Lula desembarca em Campo Grande para primeira visita a MS no terceiro mandato

O presidente vem para realizar acompanhar o embarque de carne bovina para a China de um dos frigoríficos recém-habilitados para exportação ao país asiático.

Avião presidencial chega em Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Campo Grande na manhã desta sexta-feira (12) para a primeira visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato.

O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran por volta das 9h35 (horário de MS). O presidente vem a Campo Grande para realizar acompanhar o embarque de carne bovina para a China de um dos frigoríficos recém-habilitados para exportação ao país asiático.

Em Mato Grosso do Sul, 5 unidades frigoríficas, de quatro empresas, de Mato Grosso do Sul receberam a habilitação da China para exportação de carne bovina. Ao todo, foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos. Este novo cenário traz uma expectativa de incremento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira em um ano.

Novas plantas frigoríficas habilitadas

A China é o principal parceiro comercial para proteína animal do Brasil, além de ser líder como destino das exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de frango.

As empresas autorizadas em Mato Grosso do Sul são as seguintes:

  • JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Boibras Industria e Comercio de Carnes e Sub-produtos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos;
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Marfrig Global Foods S. A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos.

De acordo com o Mapa, parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. Mato Grosso do Sul possui 4 milhões de cabeças de gado certificadas para abate.

Antes da habilitação das novas plantas frigoríficas, o potencial de embarque do estado para China era de 11%. Com as novas inclusões, a estimativa é de que esse índice suba para 57%.

G1

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta